PEV quer “pessoa competente” para governador do Banco de Portugal. E que “traga transparência”

  • ECO
  • 22 Junho 2020

Para o deputado dos Verdes José Luís Ferreira, quem for nomeado governador do Banco de Portugal "deve ser conhecedor das matérias" e deve "garantir a transparência nas decisões" do supervisor.

José Luís Ferreira, deputado do Partido Ecologista os Verdes (PEV), considera que o próximo governador do Banco de Portugal deve ser “uma pessoa competente e, sobretudo, que traga transparência a todos os processos”, que é o que não se está a verificar no Novo Banco.

“Estamos a ver agora com o Novo Banco que há um contrato que ninguém conhecia. Aqui também há responsabilidades do Banco de Portugal quanto à falta de transparência”, disse o deputado dos Verdes depois de uma reunião com o Presidente da República sobre o Orçamento suplementar. Para José Luís Ferreira, quem for nomeado governador do Banco de Portugal “deve ser conhecedor das matérias” e deve “garantir a transparência nas decisões” do supervisor da banca.

Sobre a iniciativa legislativa em curso para alterar as regras de nomeação do governador, o deputado diz que “não é correto fazer leis à medida de uma pessoa”. “As leis são gerais e abstratas, não devem ser focalizadas numa única pessoa porque não é para isso que as leis existem”, frisou.

José Luís Ferreira comentou ainda o aumento do contágio na região de Lisboa. O partido vai apoiar as medidas que o Governo decidir tomar para travar o surto na região, isto se tiver o suporte na Direção-Geral de Saúde e dos autarcas.

O dirigente disse ainda que não faz sentido avançar para medidas mais punitivas contra ajuntamentos. “Os casos são pontuais. Se tenderem a transformar-se em regrar deve-se tomar as medidas necessárias. Mas o problema não é falta de legislação. A intervenção penal deve ser encarada como solução de fim de linha“, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PEV quer “pessoa competente” para governador do Banco de Portugal. E que “traga transparência”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião