Governo diz que tecnologia 5G “não está pensada” para cobrir um país inteiro

  • Lusa
  • 23 Junho 2020

O secretário de Estado André de Aragão Azevedo sinalizou que a tecnologia 5G "não está pensada" para uma cobertura de âmbito nacional. Em nenhum país europeu foi assumida essa "expectativa", avançou.

O secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, afirmou esta terça-feira que “em nenhum país europeu foi assumida a expectativa de cobertura integral” do 5G, adiantando que a tecnologia está “mais vocacionada” para setores específicos.

André de Aragão Azevedo falava na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, respondendo a uma questão de uma deputada sobre se a tecnologia 5G iria ou não cobrir a totalidade do território português.

“Recordo que em nenhum país europeu foi assumida a expectativa de cobertura integral do 5G, porque a própria tecnologia 5G, pela sua própria natureza, não está pensada para ser âmbito de cobertura nacional, numa base de cobertura integral de toda a população”, afirmou o governante, na audição dos secretários de Estado do ministério da Economia e da Transição Digital, no âmbito do Orçamento do Estado Suplementar para 2020.

A tecnologia 5G “está muito mais vocacionada para determinados setores específicos, para vias de comunicação, para infraestruturas críticas, onde aí, sim, a rapidez da comunicação, os grandes volumes de dados, são de facto muito relevantes do ponto de vista do impacto e transformação dos negócios”, salientou.

“O nosso objetivo quando desenhámos aquilo que há de ser o leilão e definimos aquilo que são os requisitos de cobertura do ponto de vista do 5G, quisemos propositadamente adotar um calendário exigente, alinhado com o que são as preocupações europeias, mas sobretudo focar nos setores mais críticos e que vão beneficiar de forma mais eficiente do investimento nesta tecnologia”, concluiu o responsável.

O processo de atribuição das licenças de 5G sofreu atraso devido à sua interrupção na sequência da pandemia de Covid-19, sendo esperado que o leilão venha a acontecer no final deste ano. Anteriormente, estava previsto que o processo de atribuição de licenças ficasse concluído em meados deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo diz que tecnologia 5G “não está pensada” para cobrir um país inteiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião