EDP ganha 1,3% apesar de preocupações do supervisor. Dá força ao PSI-20

Papel e banca travaram ganhos do PSI-20. Foi dos índices que menos subiu na Europa.

A EDP voltou a negociar em terreno positivo, apesar das preocupações sobre o processo judicial que implica dois gestores do grupo. A elétrica esteve entre as cotadas da bolsa de Lisboa que mais subiu, na sessão desta quinta-feira, e ajudou o índice a fechar no verde. O PSI-20 ganhou 0,04% para 4.373,86 pontos, num dia em que o europeu Stoxx 600 avançou 0,9%.

A elétrica liderada por António Mexia valorizou 1,31% para 4,175 euros por ação, enquanto a eólica EDP Renováveis liderada por João Manso Neto ganhou 0,86% para 11,74 euros. O grupo tem estado em cheque devido ao processo-crime em que o Ministério Público pede a destituição dos dois CEO. A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) mostrou, esta quinta-feira, preocupação com a situação, mas as ações não foram abaladas.

Não antecipamos decisões, mas naturalmente que nos preocupamos“, disse Gabriela Figueiredo Dias, na apresentação do relatório anual. Quanto à possível intervenção na situação, a responsável sublinhou que “a CMVM não tem competência de avaliação dos membros dos órgãos sociais”. Mas deixou em aberto que haja alterações: “Nada é impossível, mas diria que não vai acontecer”.

Investidores ignoram preocupações da CMVM sobre EDP

Acima da valorização da EDP só mesma o ganho de 4,21% para 3,22 euros da Novabase. A Nos subiu 1,05%, tal como a Mota-Engil. A Galp Energia avançou 0,71% para 10,655 euros, num dia de valorização para o petróleo.

Em sentido contrário, o papel travou os ganhos do índice. A Navigator perdeu 3,2%, a Semapa recuou 2,18% e a Altri caiu 1,9%. O BCP desvalorizou 0,45% para 0,11 euros por ação e a Jerónimo Martins cedeu 0,1% para 15,78 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP ganha 1,3% apesar de preocupações do supervisor. Dá força ao PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião