Repensar planos de investimento energético pode comprometer metas ambientais, diz AIE

  • Lusa
  • 25 Junho 2020

A pandemia está a obrigar a repensar os planos de investimento no setor energético, o que pode ameaçar o cumprimento da agenda ambiental da União Europeia.

A crise do coronavírus está a obrigar a repensar os planos de investimento no setor energético, o que pode ameaçar o cumprimento da agenda ambiental da União Europeia, alerta esta quinta-feira a Agência Internacional de Energia (AIE).

Num relatório publicado hoje, a AIE assinala que o impacto positivo da pandemia na redução das emissões poluentes pode permitir à União Europeia cumprir os objetivos de redução de emissões e de percentagem de produção a partir de fontes renováveis apontados para 2020, mas avisa que essa satisfação a curto prazo pode acarretar outras consequências que comprometem o cumprimento a médio e longo prazo das metas fixadas pela Comissão Europeia.

A agência adverte, nomeadamente, para a diminuição do investimento em energia renovável, que atualmente está em cerca de um terço face a 2019 e que pode chegar a metade no caso da energia solar, num recuo “histórico”.

Segundo a AIE, tal pode comprometer o objetivo de que em 2030 um terço da energia seja proveniente de fontes limpas, face aos 18% de 2018, e que a eficiência energética melhore e 32,5%.

Por outro lado, a recuperação económica após a crise levará a uma nova subida das emissões poluentes, que poderá ser ainda impulsionada pelo menor preço das matérias-primas.

Para a agência, a União Europeia, onde a produção de energia gera 75% das emissões de gases com efeito de estufa, deve mitigar essa subida também no consumo, na indústria e nos transportes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Repensar planos de investimento energético pode comprometer metas ambientais, diz AIE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião