InnoEnergy investe 12 milhões em projetos de inovação energética em Portugal e Espanha

  • Lusa
  • 26 Junho 2020

Durante o segundo semestre, a EIT InnoEnergy vai investir 12 milhões em projetos ligados ao setor energético, nomeadamente nas áreas da mobilidade, armazenamento, eficiência energética e hidrogénio.

A EIT InnoEnergy anunciou esta sexta-feira que vai investir 12 milhões de euros em projetos de inovação energética, principalmente nas áreas da energia renovável, mobilidade, armazenamento, eficiência energética e hidrogénio, durante o segundo semestre do ano, em Portugal e Espanha.

Num comunicado enviado à imprensa, a EIT InnoEnergy Ibéria informa que, além do investimento de 12 milhões de euros em projetos inovadores no setor energético, vai também criar um fundo de investimento de 25 milhões de euros para investir em startup ligadas à transição energética.

A empresa que está inserida no Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT, na sigla inglesa) anunciou retornos de investimentos anteriores e atividades de gestão na Península Ibérica no valor de 3,5 milhões de euros em 2019, um número que espera exceder este ano, apesar do impacto da cvid-19 nas suas atividades.

Em 2019, o portfólio da empresa superou pela primeira vez o número de 50 startup em Espanha e Portugal, que geraram receitas superiores a 24 milhões de euros e captaram financiamentos no valor de 15 milhões de euros de fundos públicos e privados, gerando mais de 150 novos empregos.

A EIT InnoEnergy gere e investe os seus fundos e os fundos do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia há quase uma década para acelerar e fazer crescer ‘startup’ exclusivamente no campo da transição energética.

Em Portugal, a EIT InnoEnergy apoia 17 startup, com “algumas delas” a registarem um volume de negócios superior a um milhão de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

InnoEnergy investe 12 milhões em projetos de inovação energética em Portugal e Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião