Costa escolhe Assis para candidato à presidência do Conselho Económico e Social

  • ECO e Lusa
  • 3 Julho 2020

Francisco Assis poderá vir a substituir Correia de Campos na liderança da concertação social, caso seja eleito pelo Parlamento no dia 10 de julho.

O primeiro-ministro, António Costa, escolheu Francisco Assis para se apresentar como candidato à presidência do Conselho Económico e Social (CES), avança o Público (acesso condicionado). O PS propôs ainda o professor universitário José João Abrantes e a juíza conselheira Maria da Assunção Raimundo para preencher as duas vagas em aberto no Tribunal Constitucional (TC), realizando-se ambas as eleições no próximo dia 10 de julho.

Concretamente em relação à candidatura de Francisco Assis à liderança do CES, o ex-eurodeputado e antigo líder parlamentar do PS, Francisco Assis, poderá, assim, substituir António Correia de Campos na concertação social, caso seja eleito, o que acontece depois de o Parlamento ter “chumbado” por duas vezes o nome de Correia de Campos para um segundo mandato na presidência do CES.

Para além do líder do CES e das duas vagas no TC, também no dia 10 de julho serão eleitos os representantes da Assembleia da República no Conselho de Fiscalização dos Sistemas de Informações, na Entidade do Segredo de Estado, na Comissão Nacional de Proteção de Dados, no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e no Conselho Superior da Magistratura.

Escolha de Assis para o CES é por ser “um dos melhores”, não para “o calar”

Também esta sexta-feira, a líder parlamentar do PS justificou a escolha Francisco Assis por ser “um dos melhores quadros” do partido e não para “o calar”. Francisco Assis, que foi líder parlamentar do PS, “é um dos melhores quadros” no partido e o CES, numa altura de crise, “é um órgão absolutamente essencial” na “consulta que deve dar ao Governo e às políticas públicas”, disse.

Questionada pelos jornalistas se esta escolha se relacionaria com uma forma de compensar Assis, dado que tem sido um crítico dentro do PS, Ana Catarina Mendes recusou a ideia. “Dentro do PS ninguém compensa ninguém pela sua opinião”, afirmou, para, em seguida, é “um partido livre e democrático” e que “reconhece nos seus quadros os melhores” e quem são os “mais indicadas para um determinado cargo”.

“Foi o caso do Francisco Assis. Não para o calar, mas para que tenha uma voz a favor dos portugueses, a favor do reforço do Estado social, a favor da recuperação económica, porque é esse o papel do CES”, concluiu.

Rio elogia indicação de Assis para o CES e diz haver condições para eleger órgãos externos

O presidente do PSD elogiou esta sexta-feira a indicação pelo PS do antigo líder parlamentar socialista Francisco Assis para presidir ao Conselho Económico e Social, que classificou como “particularmente feliz”.

“Pelos nomes apresentados pelo PS e pelo PSD, penso que há condições para os deputados da Assembleia da República aprovarem as indicações e que, dessa forma, possamos terminar a sessão legislativa sem o incómodo de termos um parlamento que não foi capaz ao longo de um ano inteiro de indicar os seus representantes para os órgãos externos”, refere Rui Rio, numa nota enviada à Lusa.

“A indicação de Francisco Assis para presidente do CES é, no meu entender, particularmente feliz”, acrescentou Rui Rio.

(Notícia atualizada às 16h37 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa escolhe Assis para candidato à presidência do Conselho Económico e Social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião