BCP e Galp Energia mantêm Lisboa no verde

A bolsa de Lisboa encerrou a primeira sessão da semana com ganhos, ainda que ligeiros, impulsionada pelas ações do BCP e da Galp Energia.

A bolsa nacional encerrou a primeira sessão da semana em terreno positivo, com a maioria das cotadas a valorizar. A contribuir para este desempenho do índice estiveram as ações do BCP e da Galp Energia, que valorizaram mais de 1,5%. Mas a travar uma subida mais acentuada estiveram os títulos da EDP e da EDP Renováveis que, apesar de as negociações terem sido suspensas, recuaram mais de 2%.

O PSI-20 somou 0,06% para 4,407.48 pontos, depois de ter perdido cerca de 0,5% na última sessão. Lisboa acompanhou, assim, a tendência positiva que se vive no resto da Europa, com o Stoxx-600 a valorizar mais de 1,5%.

De entre as 18 cotadas nacionais, 11 encerraram no verde e sete no vermelho. A contribuir especialmente para este desempenho do índice de referência nacional estiveram as ações do BCP, que avançaram 1,85% para 0,11 euros.

Destaque ainda para os títulos da Galp Energia, que valorizaram 1,59% para 10,55 euros, no dia em que o preço do barril de petróleo está a valorizar nos mercados internacionais. O Brent avança 1,45% para 43,41 dólares, enquanto o WTI soma 0,71% para 40,44 dólares.

Ainda nas subidas, a maior valorização desta sessão coube à Mota-Engil, cujas ações cresceram 5,11% para 1,194 euros.

Pelo contrário, a travar subidas mais acentuadas do índice estiveram as ações da família EDP. A decisão do juiz Carlos Alexandre de afastar de funções António Mexia e Manso Neto originou perdas nas respetivas cotadas, o que levou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a suspender a negociação dessas ações. Ainda assim, até essa suspensão, a EDP e a EDP Renováveis perderam 2,4% e 2,18%, respetivamente.

Ainda nas perdas, destaque para as ações da Jerónimo Martins que recuaram 0,5% para 14,88 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e Galp Energia mantêm Lisboa no verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião