Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 6 Julho 2020

Num cenário de recuperação gradual, Espanha pode registar uma quebra no PIB superior a 20%, no segundo trimestre. Em França, o novo primeiro-ministro delineia uma nova estratégia para a crise.

Num cenário de recuperação gradual, Espanha pode registar, no segundo trimestre, uma quebra no PIB superior a 20%. O novo primeiro-ministro francês propõe mais diálogo com os parceiros sociais neste combate à pandemia. O Governo argentino quer prolongar as negociações com os credores até 4 de agosto. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Cinco Días

Espanha pode ter quebra de 21,8% do PIB no segundo trimestre, em caso de retoma gradual

A travagem a fundo da economia ditada pelos esforços para travar a pandemia de coronovírus foi de “tal magnitude que o PIB espanhol sofreu, no primeiro trimestre do ano, a maior contração em cadeia da sua história, com uma queda de 5,2%”, ainda que só as últimas duas semanas de março tenham sido de estado de alerta. A constatação é do Banco de Espana no seu último relatório anual, no qual reconhece que “dado que as restrições à atividade e mobilidade estiveram em vigor durante grande parte do segundo trimestre se espera uma quebra do PIB sensivelmente mais intensa nesse período”, uma contração que rondará os “16%, num cenário de recuperação rápida, e de 21,8% num de recuperação gradual”. Apesar destes valores de quebras históricas, a ministra das Finanças, Nadia Calviño, como o próprio Banco de Espanha dão como garantido que o terceiro trimestre voltará a ser de crescimento, ainda que o supervisor não avance para já com projeções.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre / conteúdo em espanhol)

Reuters

Jean Castex propõe uma mudança na forma de combater a crise

O novo primeiro-ministro francês, Jean Castex, prometeu uma mudança de método para combater a crise a crise económica provocada pela pandemia de coronavírus, defendendo um diálogo acrescido com os parceiros sociais e eleitos locais. Jean Castex, que deverá anunciar esta segunda-feira sua equipa governamental, já sublinhou que quer dar prioridade às empresas. Segundo o novo primeiro-ministro, o Governo está a trabalhar, no âmbito do plano de relançamento, em soluções para encorajar a relocalização industrial para “a manutenção duradoura” de empregos particularmente expostos à concorrência internacional. na rede social Twitter prometeu “não perder tempo” para anunciar a sua equipa governamental.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/ conteúdo em francês)

Reuters Africa

Petrolífera Sasol abandona pesquisas no mar moçambicano

A petrolífera sul-africana Sasol renunciou a uma licença de pesquisas por hidrocarbonetos ao largo da costa de Moçambique depois de avaliar o potencial de exploração e o impacto ambiental. “Após uma avaliação do potencial de exploração e uma avaliação do relatório da fase de pré-viabilidade do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a Sasol decidiu renunciar à sua licença de pesquisa nos Blocos 16/19 da costa de Moçambique”, referiu a empresa em comunicado. Os blocos estão situados a este e nordeste do Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto, primeira área de conservação marinha de Moçambique, ao largo da província de Inhambane. A petrolífera recebeu a licença em 2005 e realizou pesquisas em águas profundas até 2013, focando-se depois nas águas rasas.

Leia a notícia completa na Reuters Africa (acesso livre/ conteúdo em inglês)

Clarín

Governo argentino define 4 de agosto como prazo limite para negociar com credores

O Governo argentino vai apresentar esta segunda-feira uma nova proposta aos credores para conseguir um acordo de reestruturação da dívida, equivalente a 58.698 milhões de euros, prolongando as negociações até 4 de agosto, anunciou o Ministério da Economia em comunicado. Algumas horas antes, o Presidente argentino Alberto Fernandez tinha dito que as negociações para a reestruturação dos 66 mil milhões de dólares da dívida seriam prolongadas até ao final de agosto, mas o Ministério da Economia esclareceu, em comunicado, que o prazo só iria decorrer até 4 de agosto. A Argentina já está em incumprimento desde 22 de maio, quando devia fazer um pagamento de juros no valor de 500 milhões de dólares relativos a três emissões de obrigações que fazem parte das conversações.

Leia a notícia completa no Clarín (acesso livre/ conteúdo em espanhol)

Bloomberg

Uber avançou com compra da Postmates por 2,65 mil milhões de dólares

A Uber terá adquirido o serviço de entrega de refeições online Postmates por 2,65 mil milhões de dólares em ações, avança a Bloomberg. Espera-se que o acordo ajude a Uber a competir melhor contra a gigante DoorDash, depois de não ter conseguido adquirir o GrubHub. O negócio fará da Uber a número dois na entrega de refeições nos Estados Unidos.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/ conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião