Hoje nas notícias: poupanças, offshores e Álvaro Sobrinho

  • ECO
  • 7 Julho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os economistas do think thank Bruegel alertam para a situação das famílias portuguesas perante o impacto da pandemia na economia, sendo que, já antes de o surto começar, metade só tinha poupanças suficientes para cinco meses. O Fisco investigou algumas operações suspeitas para offshores, nas quais contas de advogados ou sociedades de advogados eram usadas para transferências. Sob suspeita está também a devolução de bens ao ex-banqueiro Álvaro Sobrinho. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Metade das famílias só tem poupanças até cinco meses

Metade das famílias portuguesas só tinha poupanças até cinco meses, para consumos básicos, como alimentação ou contas da casa, e isto era antes da pandemia. Agora, com o embate que a economia irá ter, a robustez financeira das famílias preocupa os economistas do think tank Bruegel. Um estudo destes economistas conclui que “uma em cada três famílias na União Europeia não está preparada para reagir a choques inesperados, quanto mais numa pandemia”.

Ler notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Fisco encontra advogados que circulavam dinheiro de clientes pelas suas contas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) encontrou operações suspeitas realizadas por advogados que agiam como testas-de-ferro dos seus clientes, enquanto controlava as transferências bancárias feitas em Portugal para paraísos fiscais. Contas eram usadas para concretizar as operações para as contas de empresas sediadas em offshores. Em 2019, foram 33 as investigações feitas pelo Fisco neste âmbito, “dirigidas essencialmente a advogados e sociedades de advogados”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Devolução de 80 milhões a Álvaro Sobrinho sobre suspeita

A decisão de anular o arresto de 30 imóveis e devolver todos os bens — avaliados em 80 milhões de euros — ao ex-banqueiro Álvaro Sobrinho, suspeito de burla e de branqueamento de capitais, está sobre suspeita. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel e que terá sido escrito por Fátima Galante, ambos arguidos no processo da Operação Lex. Álvaro Sobrinho é suspeito de ter subornado Rui Rangel, sendo que o acórdão poderá agora ser contestado pelo Ministério Público.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Militares produzem medicamentos para doenças raras

Os militares desempenham um papel muito importante na produção de medicamentos em Portugal. O Laboratório Militar produz 50 medicamentos que asseguram tratamentos de doenças raras que não dão lucro à indústria farmacêutica produzir. Um medicamento para o síndrome de Menks é um dos casos em que os doentes dependem do exército.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Proprietários e inquilinos confusos com reviravolta de Medina

O presidente da Câmara de Lisboa escreveu um artigo de opinião num jornal britânico onde falava da necessidade de transformar alguns alojamentos destinados a férias de curta duração em casas para os trabalhadores essenciais. Uma confusão no título do artigo, com o jornal a colocar uma frase mais forte do que o pretendido originalmente por Fernando Medina, lançou a polémica. Ainda assim, a intenção do autarca está presente no texto e proprietários e inquilinos questionam a mudança na atitude perante este tipo de negócio.

Leia a notícia completa no jornal i (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: poupanças, offshores e Álvaro Sobrinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião