Maioria das matrículas de alunos serão renovadas de forma automática

O Ministério da Educação dispensou as renovações de matrículas para quase todos os alunos. As principais exceções são os alunos que vão mudar de escola ou estão em início de ciclo.

Depois de vários problemas com a plataforma para a renovação de matrículas, o Ministério da Educação anunciou esta terça-feira que as renovações de matrículas para todos os anos vão processar-se de forma automática, com exceção dos inícios de ciclo (5º, 7º e 10º) e nos casos de mudança de estabelecimentos de ensino.

“As renovações de matrícula para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos passam a processar-se de forma automática, com exceção das transferências de estabelecimento de ensino”, informa o comunicado do Ministério da Educação.

Assim, o processo só não será automático para os alunos em início de ciclo, isto é, 5.º, 7.º e 10.º anos, bem como no caso das transferências de estabelecimento de ensino, que deverão continuar a ser feitas através do Portal das Matrículas.

A tutela liderada por Tiago Brandão Rodrigues explica que a decisão foi tomada, tendo em conta o elevado fluxo de acesso registado nos últimos dias no Portal das Matrículas e devido aos ataques informáticos de que a plataforma foi alvo e “estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança”, refere a nota.

Em comunicado, o Ministério da Educação adianta ainda que em “vários dias” foram “ultrapassadas as 100 mil matrículas diárias” e que apesar de “”já terem sido concluídas cerca de 70% do total”, foi esta a solução do Governo para agilizar o processo.

Nos últimos dias, vários encarregados de educação se têm queixado sobre o processo em questão. De acordo com o Portal da Queixa, em “apenas quatro dias” foram registadas 133 reclamações dirigidas ao Ministério da Educação e da Ciência. “Este é um aumento muito significativo quando comparado com o total de queixas relacionado com o tema, em 2019, onde foram registadas 85 reclamações, revela o Portal da Queixa, em comunicado.

(Notícia atualizada às 16h11)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maioria das matrículas de alunos serão renovadas de forma automática

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião