5 coisas que vão marcar o dia

Mário Centeno vai ser ouvido no Parlamento no âmbito da ida para governador do Banco de Portugal. Também neste dia, Bruxelas apresenta a Aliança para o Hidrogénio Limpo.

A audição de Mário Centeno no Parlamento vai marcar o dia desta quarta-feira, um processo considerado obrigatório por lei no âmbito da sua indigitação para o Banco de Portugal. Destaque ainda para a Aliança para o Hidrogénio Limpo, que será apresentada pela Comissão Europeia.

Centeno ouvido na AR antes da ida para o BdP

O ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, vai ser ouvido esta quarta-feira na Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da sua indigitação pelo Governo para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). Nos termos da lei, esta audição é obrigatória, embora o Parlamento não tenha poder vinculativo para mudar uma decisão que pertence ao Conselho de Ministros — regras que alguns partidos querem mudar. Desta audição resultará um relatório com o “parecer” dos deputados em relação a esta nomeação.

Comissão Europeia apresenta Aliança para o Hidrogénio Limpo

A Comissão Europeia vai publicar esta quarta-feira a Aliança para o Hidrogénio Limpo, um documento em que, sabe o ECO/Capital Verde, estará em destaque o projeto luso-holandês Green Flamingo, com vista à criação de uma unidade industrial de larga escala para a produção de hidrogénio verde em Sines, a partir da energia fotovoltaica. Este projeto junta grandes empresas dos Países Baixos e de Portugal (como a EDP, a Galp e a REN, a par do promotor ResilientGroup), além de empresas de outros países europeus.

Eurostat mostra evolução do preço das casas

O Eurostat vai publicar esta quarta-feira o Índice de Preços da Habitação no primeiro trimestre do ano, que permitirá perceber como evoluíram os preços das casas nos primeiros três meses do ano na União Europeia e em cada um dos Estados-membros. De acordo com os dados do INE, referentes ao mesmo período, os preços de venda das casas dispararam mais de 10% antes da pandemia, contudo, as vendas em si caíram.

Pedro Nuno Santos dá entrevista à RTP3

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, vai dar uma entrevista esta quarta-feira à RTP3, onde se espera que aborde os temas quentes do momento, sobretudo o dossiê TAP. Em cima da mesa deverá estar o empréstimo estatal à companhia aérea, empresa na qual o Estado vai aumentar a participação para 72,5%, mas também a situação atual da ferrovia. O novo aeroporto no Montijo poderá ser outro dos temas a ser discutido.

Associação de centros comerciais vai ao Parlamento

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) vai ser ouvida no Parlamento, numa audiência onde serão discutidas as medidas que estão a ser implementadas para este setor. Recorde-se que, recentemente, o Parlamento aprovou uma medida que suspende a renda fixa (mínima) dos lojistas dos centros comerciais até março de 2021, mantendo-se apenas a renda variável, que varia consoante o volume de vendas. Esta foi uma medida que não agradou os centros comerciais, afirmando que vai prejudicar muitas empresas, podendo mesmo levar a falências.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião