5 coisas que vão marcar o dia

Parlamento escolhe representantes no Tribunal Constitucional e no Conselho Económico Social e ouve Conselho de Finanças Públicas sobre a LEO. O INE divulga a evolução dos preços e das exportações.

A Assembleia da República decide os representantes no Tribunal Constitucional, Conselho Económico Social, entre outras entidades. Também no Parlamento é ouvido o Conselho de Finanças Públicas sobre a proposta do Governo para alterar a Lei de Enquadramento Orçamental. O INE divulga a evolução dos preços e das exportações. Entra em vigor o sistema britânico de “corredores de viagem internacionais” que deixou Portugal de fora.

Parlamento decide representantes para TC e CES

A Assembleia da República vai tentar concretizar as eleições pendentes para representantes de vários órgãos externos, incluindo uma terceira tentativa para o Conselho Económico e Social (CES) e uma segunda para o Tribunal Constitucional (TC). No caso do CES, Francisco Assis foi o nome proposto pelos socialistas para substituir Correia de Campos no cargo de presidente do Conselho Económico e Social.

Deputados ouvem Conselho de Finanças Públicas sobre LEO

O Governo entregou uma proposta de alteração à Lei de Enquadramento Orçamental (LEO) de 2015, onde prevê um novo adiamento da sua implementação e mudanças em alguns pontos. A propósito deste tema, a comissão de orçamento e finanças do Parlamento procede à audição ao Conselho de Finanças Públicas, liderado por Nazaré Costa Cabral.

Preços voltam a subir?

Depois da queda em maio, os preços terão voltado a subir no mês de junho, com a taxa de inflação a ficar nos 0,2%, de acordo com os dados provisórios. O INE confirma esta sexta-feira a evolução dos preços no mês passado.

Pandemia afeta exportações

Com a economia mundial afetada pela pandemia, Portugal deverá ter registado um decréscimo nas trocas comerciais com o exterior. O INE divulga os dados relativos às importações e exportações de bens até ao mês de maio. No primeiro trimestre, as exportações e as importações de bens diminuíram 17,4% e 16,3%.

Inglaterra abre corredores de viagens. Portugal de fora

Entra em vigor do sistema de “corredores de viagem internacionais” com destinos turísticos que permite aos britânicos passarem férias sem cumprir quarentena no regresso. Portugal, onde foram identificados vários surtos localizados nas últimas semanas, não está na lista de 59 países e territórios publicada no passado dia 3.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião