5 coisas que vão marcar o dia

O INE vai revelar os dados da atividade turística e Portugal vai emitir até 1.750 milhões de euros em bilhetes do Tesouro.

Esta quarta-feira serão conhecidos os dados relativos à atividade turística em maio, bem como as estimativas para junho. No Parlamento, o ministro das Finanças será ouvido pelos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças, que irão também votar o relatório não vinculativo sobre a ida de Mário Centeno para o Banco de Portugal. Portugal vai emitir até 1.750 milhões de euros em bilhetes do Tesouro.

Qual foi o impacto da pandemia no turismo?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma esta quarta-feira os dados sobre a atividade turística no país referentes ao mês de maio de 2020, bem como a estimativa rápida para junho. Apesar de já serem meses marcados pelo desconfinamento, ainda estavam em vigor várias restrições às viagens. Em abril, a pandemia paralisou quase totalmente o setor do turismo em Portugal, sendo que se verificaram variações de quase 100% no número de hóspedes e dormidas.

João Leão ouvido no Parlamento

Esta quarta-feira é dia de audição do ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na Comissão de Orçamento e Finanças. Os deputados desta comissão parlamentar irão também discutir com o ministro a Conta Geral do Estado de 2018, que é o principal documento de prestação de Contas do Estado.

Parlamento vota o relatório sobre ida de Centeno para Banco de Portugal

Os deputados da comissão de Orçamento e Finanças vão votar o relatório da audição de Mário Centeno, a propósito da sua ida para o Banco de Portugal, que não tem poder vinculativo. Depois de votado o relatório, a nomeação do ex-ministro para o Banco de Portugal fica dependente da aprovação do seu nome em Conselho de Ministros.

IGCP emite até 1.750 milhões de euros em bilhetes do Tesouro

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, que gere a dívida pública portuguesa, vai realizar dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro com maturidades em janeiro de 2021 e julho de 2021, ou seja, a seis e 12 meses. O montante indicativo global situa-se entre os 1.500 e 1.750 milhões de euros.

Fed publica Livro Bege

A Reserva Federal norte-americana publica esta quarta-feira o Livro Bege, que compila dados sobre o sentimento empresarial e económico no país. Este relatório, disponibilizado oito vezes por ano, agrega os dados das 12 delegações da Reserva Federal dos Estados Unidos e serve de base para as decisões sobre as taxas de juro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião