5 coisas que vão marcar o dia

A Moody's revê rating de Portugal. Inicia-se o Conselho Europeu dedicado ao Fundo de Recuperação. O INE publica a Síntese Económica de Conjuntura e o Eurostat atualiza inflação.

A agência Moody’s revê rating de Portugal. O Conselho Europeu começa a reunião dedicada ao Fundo de Recuperação e ao Quadro Financeiro Plurianual (2021-2027). No plano das estatísticas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica a Síntese Económica de Conjuntura enquanto o Eurostat atualiza a evolução dos preços no consumidor no mês de junho e revela ainda o número de nascimentos fora do casamento. Prossegue a temporada de resultados em Wall Street com a BlackRock a prestar contas.

Moody’s avalia rating de Portugal

Com a dívida pública a disparar e as contas públicas em desequilíbrio por causa da resposta do Governo à crise da pandemia, a Moody’s avalia a notação de risco de Portugal. A agência de rating atribui atualmente uma notação de “Baa3”, um nível acima do que considera ser investimento especulativo, com perspetivas positivas. O que mudará na avaliação?

Fundo de Recuperação reúne Conselho Europeu

Inicia-se o Conselho Europeu Especial. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convocou uma cimeira extraordinária, presencial, de chefes de Estado e de Governo dos Estados membros da UE, dedicada ao Fundo de Recuperação de 750 mil milhões euros e ao Quadro Financeiro Plurianual (2021-2027), revisto recentemente para 1,07 biliões de euros)

INE publica Síntese Económica de Conjuntura

Em que ponto está a retoma da economia após o confinamento? O INE publica a Síntese Económica de Conjuntura que apresentará um conjunto de indicadores sobre o estado da atividade económica no mês de junho. Após “uma forte contração” em abril, maio trouxe alguns sinais positivos sobre a economia portuguesa: a “contração foi menos intensa” e os índices de confiança sinalizaram uma “recuperação parcial”, segundo a anterior síntese.

Eurostat atualiza inflação

Já o Eurostat atualiza a evolução dos preços no consumidor no mês de junho. Além da taxa de inflação, o gabinete de estatísticas da União Europeia apresenta a evolução da produção no setor da construção em maio e revela ainda o número de nascimentos fora do casamento.

Wall Street continua a mostrar contas

Prossegue a earnings season em Wall Street, com as empresas a mostrarem as contas do segundo trimestre do ano. Entre as que vão apresentar resultados durante o dia está a BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião