França adia reforma das pensões e subsídio de desemprego na origem de greves

  • Lusa
  • 17 Julho 2020

As negociações sobre as reformas em França vão prolongar-se pelo menos até ao final do ano, anunciou o primeiro-ministro francês. Além disso, França adiou ainda as reformas no subsídio de desemprego.

O novo primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou esta sexta-feira o adiamento até ao final do ano das reformas do sistema de pensões e de subsídio de desemprego, na origem de greves maciças, como pediam as organizações sindicais.

A reforma das pensões “vai manter-se”, disse Castex à saída de uma reunião com os parceiros sociais, acrescentando que as negociações se vão prolongar pelo menos até ao final do ano devido à crise económica provocada pela pandemia de covid-19.

Até agora, o objetivo do governo do Presidente Emmanuel Macron era finalizar as negociações no verão. A reforma proposta pelo executivo passa por aumentar a idade de reforma dos 62 para os 64, uma das medidas mais criticadas, e uniformizar os 42 sistemas de pensões diferentes que existem em França.

Nas atuais regras, os trabalhadores ferroviários, por exemplo, podem reformar-se mais cedo e outros trabalhadores, como os médicos ou os advogados, pagar contribuições mais baixas.

Quanto ao subsídio de desemprego, o executivo pretende limitar as condições de acesso a estas prestações, embora, esta sexta-feira , Jean Castex tenha assegurado que as alterações serão adaptadas “às presentes circunstâncias”.

As reformas, uma promessa central da campanha eleitoral de Macron em 2017, deram origem a semanas de greves e manifestações. Com a crise provocada pelo confinamento e quase paralisação económica aplicados para travar a propagação do vírus, as previsões apontam para uma contração de 11% da economia francesa em 2020 e um aumento da taxa de desemprego dos 8,1% de 2019 para pelo menos 11% em 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França adia reforma das pensões e subsídio de desemprego na origem de greves

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião