Portugal quer emitir 1.250 milhões em dívida a seis e dez anos

O país vai voltar, na próxima quarta-feira, ao mercado de dívida para uma emissão de Obrigações do Tesouro.

Portugal vai voltar ao mercado de dívida de médio prazo, na próxima quarta-feira. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP anunciou que vai realizar um leilão duplo de Obrigações do Tesouro (OT) a seis e dez anos.

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 22 de julho pelas 10h30 dois leilões das OT com maturidade em 21 de julho de 2026 e 18 de outubro de 2030, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros“, anunciou.

O leilão acontece numa altura em que Portugal reforçou o financiamento no mercado para fazer face às necessidades geradas pela pandemia. Já fez três vendas sindicadas (contra apenas uma nos últimos anos) e tem acelerado a execução do programa de financiamento. Após, no início da pandemia, o mercado ter estado sob pressão, a rede de segurança do Banco Central Europeu acalmou os ânimos.

Ainda esta semana, a presidente do IGCP, Cristina Casalinho, afirmou que a reação rápida com um programa de emergência com 1,35 biliões de euros (a par da eliminação das restrições ao programa) que permitiu que os países se continuassem a financiar-se sem problemas.

No caso de Portugal, os juros da dívida a dez anos chegaram a disparar para 1,3% abril, mas já voltaram para níveis pré-pandemia, negociando esta sexta-feira em 0,432%. A última vez que o Tesouro se financiou com estas maturidades foi a 10 de junho. Na altura, emitiu 920 milhões de euros a dez anos, com uma taxa de 0,595% e uma procura 1,5 vezes acima à oferta. Já no caso dos títulos a seis anos, colocou 585 milhões de euros, com um juro de 0,137% e uma procura 2,08 vezes superior.

(Notícia atualizada às 13h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal quer emitir 1.250 milhões em dívida a seis e dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião