Google Trends: Donald Trump é o “homem mais perigoso do mundo”

  • Tiago Lopes
  • 19 Julho 2020

A vitória do FC Porto no campeonato marcou a semana cá dentro. Lá fora, o livro da sobrinha de Donald Trump está a dar que falar. Nos negócios, gigantes da tecnologia investem na Índia.

A vitória do FC Porto no campeonato não foi só no campo. Nas pesquisas do Google, a conquista do 29.º título de campeão da equipa de Sérgio Conceição também foi o tema mais discutido da semana. O livro lançado por Mary Trump, sobrinha de Donald Trump, onde fala sobre o perfil do tio foi um dos assuntos mais falados da semana. Recorde os temas que se destacaram na terceira edição da rubrica Google Trends.

Cá dentro

A semana que agora terminou ficou inevitavelmente marcada pela vitória do FC Porto no campeonato de futebol 2019/2020. A 29.ª a ir para o museu. Para fechar as contas de mais uma temporada importava dois jogos: o Benfica – Vitória de Guimarães e o FC Porto – Sporting. Na terça-feira os encarnados entraram em campo frente aos vimaranenses e estavam obrigados a vencer para continuar a alimentar um sonho muito pouco provável de revalidar o título de campeão de Portugal. No final do jogo a tarefa foi cumprida com sucesso, mas, no dia seguinte, na quarta-feira, o FC Porto fechou as contas desta época e venceu o Sporting por 2-0. Foram os dois temas mais pesquisados no Google na semana que passou.

Após o jogo foi tempo de comemorar. Dentro e fora de campo foram vários os momentos de festejo. Um dos momentos que marcou a noite foi o desejo em tom irónico de Pinto da Costa que pediu a presença do comediante Bruno Nogueira no próximo jogo do FC Porto em casa, frente ao Moreirense.

Nas redes sociais até houve um “agradecimento” a Fernando Medina por pintar uma rua de Lisboa de azul. Uma brincadeira com a iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa de, depois da rua rosa, estar a pintar várias outras ruas de cores diferentes. A seguir virá uma rua verde, onde vive o primeiro-ministro.

Naya Rivera, estrela da série Glee, já tinha sido um dos nomes mais pesquisados na semana anterior. A atriz de 33 anos estava desaparecida desde o dia 8 de julho depois de ter ido passear de barco com o filho de apenas quatro anos no lago Piru, no Estado norte-americano da Califórnia, tendo estado desaparecida durante seis dias. Foi encontrada sem vida na última segunda-feira. De acordo com as autoridades, Naya ainda conseguiu ter forças para salvar o filho, mas acabou por não conseguir voltar ao barco. “Ela reuniu energia suficiente para levar o filho de volta ao barco, mas não o suficiente para se salvar”, disse Bill Ayub, xerife do condado de Ventura. O nome da atriz foi o terceiro mais pesquisado no motor de busca.

A notícia da morte de Kelly Preston, mulher do ator John Travolta, também mereceu a atenção dos portugueses no motor de pesquisa da Google. Preston, com quem Travolta estava casado desde 1991, tinha 57 anos, e morreu após uma batalha de dois anos contra o cancro da mama.

O interesse por Jorge Jesus e o regresso ao Benfica fecha o top 5 dos temas mais pesquisados em Portugal no Google esta semana. O técnico português conquistou o sexto título no Brasil ao serviço do Flamengo, ao vencer o Fluminense, por 1-0, em jogo da segunda mão da final do campeonato Carioca de Futebol. A fechar a semana, o Benfica confirmou o regresso de Jorge Jesus ao clube encarnado.

Lá fora

  1. Contas pirateadas. As contas de Twitter de várias personalidades, incluindo Bill Gates, Barack Obama, Joe Biden ou Elon Musk, foram alvo de um ataque informático. Como resultado do ataque foram publicadas várias mensagens de um esquema fraudulento que pedia aos utilizadores para fazerem pagamentos na moeda virtual Bitcoin. Grande parte das mensagens foram, entretanto, eliminadas, e o Twitter revelou este sábado que os hackers manipularam alguns dos funcionários da rede social, o que permitiu roubar cerca de 100 mil dólares em bitcoins.
  2. Trump psicóloga. “Demasiado, mas nunca suficiente: Como a Minha Família Criou o Homem Mais Perigoso do Mundo” (tradução livre) é o nome do livro que está a causar polémica nos Estados Unidos, em particular na família do Presidente norte-americano. Mary Trump, sobrinha de Donald Trump, lançou um livro no passado dia 14 de julho em que descreve o tio como o “homem mais perigoso do mundo” que viveu uma infância marcada pelo abuso emocional e pela manipulação do pai Fred Trump, o que resultou na incapacidade de Donald Trump “desenvolver e experienciar todo o espetro das emoções humanas”. Mary aponta o avô como o principal responsável da morte do seu pai no seguimento de problemas ligados ao alcoolismo, quando esta tinha apenas 16 anos, por exigir que este trabalhasse no império imobiliário da família e por considerar que não era suficientemente duro. Outra das revelações feitas por Mary Trump no livro e que mereceram amplo destaque na imprensa americana é a acusação por parta da autora de que Donald Trump pediu a um colega para fazer por ele os exames de acesso à universidade para garantir uma melhor nota.
  3. A primeira vez. Depois de vários meses a desvalorizar o uso de máscara, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apareceu pela primeira vez em público com uma máscara a cobrir a cara.

Nos negócios

  1. Google investe na Índia. Primeiro foi a Amazon a comunicar que ia investir na Índia. Depois foi o Facebook, e agora foi a vez de a Google anunciar que vai investir 8,8 mil milhões de euros no mercado indiano. O anúncio foi feito pelo CEO da Google Sundar Pichai. “A jornada digital da Índia está longe de estar completa. Ainda há trabalho a fazer para tornar a Internet acessível e útil para milhares de milhões de indianos… Desde melhorar o reconhecimento de voz e computação para todas as línguas da Índia, a inspirar e apoiar toda uma nova geração de empreendedores”, disse Pinchai.
  2. Warren Buffett ultrapassado por Elon Musk. O dono da Tesla e da SpaceX ultrapassou a riqueza de Warren Buffett, tornando-se na sétima pessoa mais rica do mundo, de acordo com o índice de milionários da Bloomberg. Os títulos da Tesla valorizam 11%, tendo a fortuna de Elon Musk aumentado 6,1 mil milhões de dólares, somando agora 70,5 mil milhões.
  3. Reino Unido expulsa Huawei da rede 5G. O Conselho de Segurança Nacional britânico decidiu proibir as empresas britânicas de telecomunicações de adquirirem novos equipamentos fabricados pela Huawei, expulsando desta forma a empresa da rede 5G. A marca chinesa reagiu através do porta-voz no Reino Unido, Edward Bewster, admitindo estar desiludido com o país e pediu para que a decisão fosse reconsiderada. “Lamentavelmente, o nosso futuro no Reino Unido politizou-se. Isto tem a ver com a política comercial dos EUA e não com segurança”, disse Bewster.

Nota: A Google Trends é uma rubrica semanal, publicada todos os sábados, que resume os temas mais populares da internet com base na ferramenta homónima da Google. É assinada pelo jornalista do ECO Tiago Lopes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google Trends: Donald Trump é o “homem mais perigoso do mundo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião