5 coisas que vão marcar o dia

A semana arranca com a tomada de posse de Mário Centeno como governador do Banco de Portugal, no mesmo dia em que o Governo lançar uma linha de crédito para empresas de inovação e empreendedorismo.

A semana arranca com a tomada de posse de Mário Centeno como governador do Banco de Portugal, substituindo Carlos Costa que ocupou o cargo durante os últimos 10 anos. Esta segunda-feira é dia de o Governo lançar uma linha de crédito para micro e PME de inovação e empreendedorismo, ao mesmo tempo que o Presidente da República inicia uma visita de dois dias a Madrid. Destaque ainda para as estatísticas pelo INE, que vão mostrar como evoluíram as taxas de juro no crédito à habitação em junho.

Mário Centeno toma posse como governador do BdP

Esta segunda-feira é o dia em que Mário Centeno toma posse como governador do Banco de Portugal, substituindo Carlos Carlos. O passo que faltava foi dado na passada quinta-feira, com a nomeação oficial do ex-ministro das Finanças para este cargo pelo Conselho de Ministros. Pelo caminho ficou uma providência cautelar apresentada pela Iniciativa Liberal, entretanto rejeitada, para travar esta nomeação.

Governo lança crédito para micro e PME de inovação e empreendedorismo

O Governo lança esta segunda-feira a linha FIS (Fundo Inovação Social) Crédito, que se destina a micro, pequenas e médias empresas (PME) e entidades da economia social, promotoras de iniciativas de inovação e empreendedorismo social. Com um prazo de financiamento de até 10 anos após a data de contratação, a linha é válida por dois anos e prorrogável por seis meses, caso exista plafond disponível, sendo 30 de junho de 2023 a data limite.

Ações da EDP negoceiam pela última vez com direitos para o aumento de capital

Esta segunda-feira os títulos da EDP vão negociar pela última vez com direitos para participar no aumento de capital. Estes direitos vão ser destacados da cotação, começando a ser negociados separadamente em bolsa a 23 de julho, embora a cotação dependa da evolução das ações da empresa pois porque o ativo subjacente é o mesmo. É nesse dia, na quinta-feira, que arranca o período de subscrição das novas ações com que a elétrica portuguesa pretende obter 1.020 milhões de euros para comprar a Viesgo.

Como evoluíram as taxas de juro no crédito à habitação em junho?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai mostrar esta segunda-feira como evoluíram as taxas de juro do crédito à habitação no mês de junho. Em maio, este indicador voltou a bater um novo mínimo, com a taxa média da globalidade dos contratos a fixar-se nos 0,903%, o valor mais baixo pelo menos desde o início de 2009, ocasião em que se iniciou o histórico do INE. Esta redução dos juros está relacionada com a entrada em vigor das moratórias no crédito.

Presidente da República inicia visita a Madrid

O Presidente da República vai começar esta segunda-feira uma visita de dois dias a Madrid, onde se vai reunir com o rei Felipe VI, com quem terá um “almoço de trabalho”. Este encontro partiu de um convite do rei espanhol, feito nas cerimónias de reabertura da fronteira entre Espanha e Portugal, que aconteceu a 1 de julho. Desde que se registaram em Portugal os primeiros casos de infeção, esta será a primeira viagem ao estrangeiro de Marcelo, com exceção da ida a Badajoz, nas cerimónias de reabertura da fronteira Portugal e Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião