Novas infeções tocam mínimo de maio. 8 em 10 são em Lisboa

As autoridades de saúde identificaram 135 novos casos de Covid-19 em Portugal, um mínimo desde maio que o Governo explica com o abrandamento na testagem durante o fim de semana.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) identificou 135 novos casos de infeção por Covid-19, elevando para 48.771 o número total de infetados desde o início da pandemia. Trata-se de uma subida de 0,28% face ao dia anterior. Nas últimas 24 horas morreram mais duas pessoas com a doença, de acordo com a última atualização das autoridades de saúde.

Este é o registo mais baixo de novas infeções a nível nacional, desde 11 de maio. Na conferência de imprensa transmitidas pelas televisões, apesar de sublinhar que estes números são “bastante encorajadores”, a ministra da Saúde alertas que “os números às segundas-feiras, como é sabido, são mais baixos do que noutros dias da semana”.

O número total de vítimas mortais sobe para 1.691, segundo o último balanço das autoridades de saúde, ou seja, há registo mais dois óbitos face a domingo. Quanto ao número de pessoas dadas como recuperadas, são agora 33.547, mais 178 desde a última atualização.

No seguimento do que se tem vindo a observar desde meados de maio, a maioria das novas infeções foram na região de Lisboa e Vale do Tejo. Foram identificados 108 novos casos nesta região, o que representa 80% do total.

Boletim epidemiológico de 20 de julho:

Lisboa é, assim, a região com mais casos registados até ao momento (24.369 casos de infeção e 564 mortes), à frente do Norte (18.356 casos e 827 mortes), do Centro (4.361 casos e 251 mortes), do Algarve (790 casos e 15 mortes) e do Alentejo (635 casos e 19 mortes). Nas regiões autónomas, os Açores registam 158 casos e 15 mortos, enquanto a Madeira tem 102 pessoas infetadas.

Quanto à caracterização clínica, a maioria dos infetados recupera em casa, sendo que 454 estão internadas (mais 15 do que ontem), das quais 61 em unidades de cuidados intensivos. Há 1.560 pessoas a aguardar resultados laboratoriais, enquanto mais de 33 mil estão sob vigilância das autoridades de saúde.

Portugal tem mais de 13 mil casos ativos de Covid-19

Portugal tem, neste momento, “13.533 casos ativos” de Covid-19, sendo que “cerca de 56% deles estão concentrados na região de Lisboa, afirmou a ministra da Saúde no briefing diário.

“São cerca de dois mil casos no Norte, cerca de 900 casos no Centro, cerca de 288 casos no Alentejo, e um pouco mais de 300 casos no Algarve”, precisou a governante acrescentando que as autoridades de saúde estão a ponderar “uma revisão do layout da apresentação do formato do relatório” de situação epidemiológica, para “comportar mais dados úteis”.

Além disso, a governante confirmou ainda a existência de 206 surtos ativos a nível nacional. “São 41 na região Norte, 11 na região do Centro, 131 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 10 no Alentejo e 13 na região do Algarve”, precisou.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novas infeções tocam mínimo de maio. 8 em 10 são em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião