5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Parlamento vota o fim das comissões do MB Way e dos debates quinzenais com o primeiro-ministro, o Parlamento Europeu reúne-se para avaliar o resultado da cimeira europeia.

Esta quinta-feira é dia de decisões importantes para o país. O Parlamento vai decidir se acabam as comissões nas transferências MB Way, mas também se acabam os debates quinzenais com o primeiro-ministro. Esta última mudança, a ser aprovada, deverá ditar a presença obrigatória de António Costa no Parlamento apenas de dois em dois meses. No mesmo dia, o Conselho de Ministros vai reunir-se e em cima da mesa deverá estar o regime de lay-off, que poderá sofrer alterações. Destaque ainda para a reunião do Conselho de Estado, que vai avaliar a situação do país. Ainda esta quinta-feira, o Parlamento Europeu vai reunir-se para avaliar resultado da cimeira europeia.

Parlamento Europeu reúne-se para avaliar resultado da cimeira europeia

O Parlamento Europeu vai reunir-se esta quinta-feira em plenário para avaliar o resultado da cimeira europeia. Os 27 Estados-membros estiveram reunidos até terça-feira (dois dias a mais do que o previsto) para alcançar um acordo quanto ao plano de relançamento europeu. Foram negociações difíceis, em parte devido aos países “frugais”. Deste Conselho Europeu saiu a aprovação de um fundo histórico de 750 mil milhões de euros para combater a crise, dos quais quase 58 mil milhões euros são destinados a Portugal.

Parlamento decide travão às comissões no MB Way

O Parlamento vai decidir esta quinta-feira, em votação final global, se as comissões cobradas pelos bancos nas transferências MB Way acabam mesmo. Esta medida partiu da Comissão de Orçamento e Finanças, que decidiu ratificar as votações do Grupo de Trabalho que acabam com comissões bancárias no MB Way, na rescisão e renegociação de crédito e, em novos contratos, com o fim do processamento de prestação.

Conselho de Ministros reúne-se. Lay-off deverá estar em cima da mesa

Esta quinta-feira é dia de Conselho de Ministros, numa reunião que deverá ter em cima da mesa o regime de lay-off. Isto porque o Governo tinha determinado que, a partir de agosto, só as empresas encerradas por imposição de legal manteriam o acesso ao lay-off simplificado, mas afinal poderá não ser assim. O ministro da Economia já admitiu prolongar este regime excecional também para os empregadores mais afetados pela pandemia, decisão que poderá ter sido motivada pela retoma lenta da atividade económica.

Parlamento vota fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro

O Parlamento vai votar esta quinta-feira o fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro a partir de setembro, tornando a presença de António Costa obrigatória apenas de dois em dois meses. Esta medida foi aprovada esta terça-feira na votação indiciária realizada no Grupo de Trabalho, com os votos a favor do PS e PSD, mas terá de ser confirmada hoje em Plenário.

Conselho de Estado reúne-se para analisar situação económica e social do país

O Conselho de Estado vai reunir-se esta quinta-feira, por videoconferência, para analisar a situação económica e social do país, quatro meses depois da sua última reunião, que antecedeu a declaração do estado de emergência. De acordo com uma nota divulgada pela Presidência da República, o órgão político de consulta do Chefe de Estado vai reunir-se a partir das 16h00 de hoje, sem comunicação social presente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião