5 coisas que vão marcar o dia

Esta quarta-feira há várias cotadas a apresentar os resultados do primeiro semestre, como é o caso da REN e da Jerónimo Martins. Já o INE vai divulgar a taxa de desemprego de junho.

Como evoluiu a taxa de desemprego em junho? A resposta será dada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira. O dia ficará também marcado pela divulgação dos resultados de várias cotadas, como a REN e a Jerónimo Martins, relativamente ao primeiro semestre.

INE divulga taxa de desemprego de junho

O INE vai divulgar esta quarta-feira as estatísticas mensais de emprego e desemprego relativas a junho, onde apresenta uma estimativa para a taxa de desemprego de junho e revê (ou não) a de maio. Em maio, a taxa de desemprego “oficial”, consoante as regras europeias, baixou para 5,5% (6,3% em abril) ao mesmo tempo que 104 mil empregos foram destruídos. O enigma está na percentagem de indivíduos inativos, que tem crescido significativamente com a impossibilidade de muitos desempregos de procurarem ativamente emprego.

Fed termina reunião. Dará sinais?

Apesar de não se esperar mexidas nas taxas de juro, é com expectativa que os investidores aguardam os resultados da reunião de dois dias da Reserva Federal norte-americana, que teve início na terça-feira. O foco estará nas declarações de Jerome Powell, o presidente da Fed, que poderá dar sinais sobre eventuais medidas a tomar na reta final do ano para enfrentar a crise, consoante a evolução da pandemia. Os analistas consideram ser provável que a Fed tenha de voltar a carregar no acelerador dos estímulos monetários.

Santander, REN e Jerónimo Martins apresentam resultados

A temporada de apresentações de resultados continua, esperando-se que o Santander divulgue os resultados do primeiro semestre antes da abertura das bolsas europeias. A REN e a Jerónimo Martins também apresentam contas aos investidores, mas já depois do fecho dos mercados de capitais. Na Europa, o Deutsche Bank e a Euronext estão ainda entre as companhias que vão divulgar resultados do trimestre, um período já afetado pela crise pandémica que se vive em todo o mundo.

Marcelo recebe parceiros sociais em Belém

O Presidente da República vai receber os parceiros sociais para um conjunto de audiências no Palácio de Belém. O objetivo é discutir o plano de recuperação da Europa que foi aprovado no Conselho Europoeu na semana passada, assim como a crise económica e políticas para a enfrentar. O dia começa com a audição à UGT, seguindo-se a CTGP ainda de manhã. À tarde, Marcelo Rebelo de Sousa recebe a CTP, CCP, CAP e a CIP.

Líderes das “Big Tech” ouvidos no Congresso

Esta quarta-feira fica também marcada nos EUA pela audição dos presidentes executivos de grandes empresas tecnológicas: Facebook, Amazon, Apple e Google. A audição vai decorrer no Congresso, no subcomité da Concorrência, e que contará com a participação de, respetivamente, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Tim Cook e Sundar Pichai. O objetivo dos congressistas será o de debater o poder de mercado destas plataformas, que são acusadas de abusos de posição dominante. É ainda a primeira vez que Bezos, o homem mais rico do mundo, testemunha perante este órgão democrático.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião