Hoje nas notícias: Discotecas, corrupção e Continental

  • ECO
  • 30 Julho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Encerrados há vários meses devido à pandemia, bares e discotecas vão finalmente reabrir com regras. António Costa aplaude o dinheiro que ficou destinado a Portugal do Conselho Europeu, ressalvando a importância de o aplicar bem. E a Continental Mabor alerta para 100 milhões de euros e mais 400 empregos em risco devido à não conclusão da EN14.

Bares e discotecas vão poder funcionar com regras de cafés e pastelarias

Encerrados há alguns meses, os bares e as discotecas vão finalmente poder abrir portas, mas com as mesmas regras decretadas para os cafés, pastelarias e casas de chás. Assim, terão de encerrar às 20h, podem ter esplanada, servir refeições apenas ligeiras e, se houver pista de dança, esta pode ser ocupada com mesas, já que está proibida a sua utilização como espaços de dança e convívio próximo. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

“Temos a bazuca. É preciso saber aproveitá-la e não falhar o tiro”, diz Costa

Depois de reuniões intensas de negociações no Conselho Europeu, António Costa está satisfeito com o pacote que ficou destinado a Portugal, dos quais 15,3 mil milhões de euros serão a fundo perdido. “Temos a bazuca. É preciso saber aproveitá-la e não falhar o tiro”, diz o primeiro-ministro, sublinhando a importância de aplicar bem este dinheiro na recuperação da economia nacional pós-pandemia. Leia a notícia completa na Visão (acesso pago)

100 milhões e mais 400 empregos em risco na Continental Mabor

A Continental Mabor tem em cima da mesa uma série de novos projetos para continuar a investir em Portugal. Contudo, a falta de uma alternativa à Estrada Nacional 14 está a pôr “em risco” “um investimento de 100 milhões de euros e a criação de 150 a 400 postos de trabalho”. Isto porque para desenvolver um dos projetos em curso é preciso desenvolver os espaços à volta da fábrica, uma garantia que foi dada pelo Estado há bastante tempo. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Pacote anticorrupção com proteção alargada para denunciantes

Vai ser aprovada em Conselho de Ministros uma nova legislação que prevê um pacote anticorrupção com proteção alargada para quem denuncia estes casos. Esta é uma medida que tem vindo a ser reclamada há bastante tempo pela defesa do hacker Rui Pinto. O Parlamento Europeu aprovou no ano passado uma diretiva de proteção aos denunciantes, mas a legislação ainda não foi transposta pelo Estado português. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Agostinho Branquinho acusado de cunha para hospital

O ex-secretário de Estado da Segurança Social está acusado de, em 2003, ter sido pago para usar a sua influência política junto da Câmara de Valongo no licenciamento e construção do Hospital de S. Martinho. O projeto inicial previa quatro pisos, mas acabou por ter sete pisos. Agostinho Branquinho nega a acusação e diz que se tratou “de um empréstimo de pouco mais de 100 mil euros, pedido ao diretor do hospital [seu amigo], para comprar uma casa e que foi devolvido passado um ano em cheques”. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Discotecas, corrupção e Continental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião