Hoje nas notícias: Catroga, Novo Banco e expropriações

  • ECO
  • 31 Julho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Já são conhecidas as empresas contratadas pela Parpública para ajudar a reprivatizar a Efacec. Ainda esta sexta-feira, Bagão Félix comenta o assunto do momento, afirmando que “este Novo Banco é tão mau ou pior do que o velho”. Na Justiça, destaque ainda para a entrevista de Eduardo Catroga, que afirma que os acionistas da EDP sabem que as acusações contra António Mexia “não têm fundamento”.

Acionistas sabem que as acusações contra Mexia “não têm fundamento”, diz Catroga

Eduardo Catroga, que representa a China Three Gorges, no Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da EDP, tem “esperança que o poder judicial” venha a derrotar os processos contra a elétrica, nomeadamente contra António Mexia e Manso Neto. Diz que os acionistas da empresa sabem que as acusações “não têm fundamento”. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Parpública contrata Haitong, SRS e EY para ajudar a vender Efacec

O Haitong Bank, a sociedade de advogados SRS e a consultora EY são as três entidades escolhidas pela Parpública para a reprivatização da Efacec que deverá acontecer até ao final do ano. O Haitong foi escolhido para assessor financeiro, mas o contrato ainda não foi assinado. Por sua vez, a SRS será o assessor jurídico, enquanto a EY atuará como consultora, determinando o valor da indemnização que o Estado irá pagar pela nacionalização. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

“Este Novo Banco é tão mau ou pior do que o velho banco”, diz Bagão Félix

O antigo ministro das Finanças comenta o caso do momento, que envolve a venda de milhares de imóveis pelo Novo Banco a um fundo das ilhas Caimão. António Bagão Félix afirma que “este Novo Banco é tão mau ou pior do que o velho banco”, diz. O Governo deu ordens esta quinta-feira para que o banco trave todas as eventuais operações de venda de ativos enquanto não é conhecida a versão final da auditoria da Deloitte. Leia a notícia completa no Jornal I (link indisponível)

Expropriações facilitadas nas obras do plano de retoma

O Governo quer agilizar os processos de expropriação necessários aos investimentos públicos previstos para relançar a economia. Declaração de utilidade pública, logo seguida de posse administrativa e, só depois, por acordo com o proprietário ou por determinação do tribunal, será fixado e pago o valor da justa indemnização. É assim que vai passar a acontecer o processo simplificado. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Ex-deputado terá recebido 225.000 euros para influenciar autarcas

O ex-deputado social-democrata Agostinho Branquinho está a ser acusado pelo Ministério Público, juntamente com outros nove arguidos de ter recebido 225.000 euros euros para influenciar o antigo presidente da Câmara de Valongo e dois vereadores do PSD. A ideia era que Branquinho os convencesse a ignorar e violar normas urbanísticas no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Catroga, Novo Banco e expropriações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião