Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

O presidente dos EUA não mostrou oposição à venda do TikTok pela ByteDance à Microsoft. Empresa chinesa tem até 15 de setembro para se desfazer da aplicação.

O presidente dos EUA deu aprovação informal à compra do TikTok pela Microsoft. Numa declaração a partir da Casa Branca, Donald Trump não mostrou oposição ao potencial negócio, dizendo apenas que o TikTok terá de encerrar as operações nos EUA a 15 de setembro, a não ser que a empresa chinesa ByteDance decida, até lá, vender a aplicação à Microsoft ou a outra empresa, segundo o The New York Times (acesso pago).

O TikTok tem estado sob escrutínio nos EUA por ter já largos milhões de utilizadores no país. As autoridades temem que o facto de a empresa ter sede em Pequim a torna permeável aos interesses do Partido Comunista Chinês, tendo em conta a lei em vigor que permite às autoridades chinesas obrigarem empresas privadas a cederem informação sobre os seus utilizadores. Na sequência disto, Trump disse ainda que pretende que o Tesouro dos EUA receba uma boa parte do valor da venda, mas não especificou de que forma tal poderá acontecer.

Por causa disto, este ano, a dona do TikTok tem vindo a tentar distanciar-se da China. Inclusivamente, contratou para CEO um antigo alto responsável da Disney, Kevin Mayer. No entanto, tal não terá sido suficiente para apaziguar os receios da Casa Branca, com a imprensa norte-americana a revelar na sexta-feira que Trump se preparava para assinar uma ordem executiva a forçar a venda da subsidiária norte-americana do TikTok.

Logo na sexta-feira, a Microsoft surgiu como a potencial compradora da aplicação e tudo indica que continua na corrida. A aplicação TikTok permite criar e partilhar vídeos e a aplicação fez furor entre as camadas mais jovens por ter um potente algoritmo que faz curadoria dos conteúdos com base nos interesses dos utilizadores. A empresa ainda não gera receitas, por não ter publicidade, mas o interesse dos anunciantes na aplicação põe a descoberto a potencial alta rentabilidade da aplicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião