Lisboa prolonga ganhos. Galp Energia e BCP sobem 2%

O índice de referência nacional arranca o dia com a maioria das cotadas em "terreno" verde. Pela Europa a tendência também é positiva.

Depois de registar uma valorização de mais de 1% no início da semana, o índice de referência nacional prolonga os ganhos nesta sessão. Acompanha a tendência positiva sentida na generalidade das praças europeias, com a maioria das cotadas do PSI-20 a arrancar a segunda sessão da semana em “terreno” verde.

O PSI-20 avança 0,81% para os 4.382,850 pontos. Das 18 cotadas do índice de referência nacional, cerca de 14 encontram-se a valorizar, enquanto as restantes se mantêm inalteradas ou a cair.

A impulsionar o índice encontram-se os “pesos pesados” da bolsa, como a Galp Energia, que sobe 2,26% para os 9,33 euros, e o BCP, que avança 2,01% para os 0,1017 euros. Também as empresas do setor da pasta e papel sobressaem, com a Semapa a avançar 1,40%, a Navigator a subir 1,29% e a Altri a ganhar 0,98%.

Nota também para a Corticeira Amorim, que valoriza 1,93% depois de reportar que fechou o primeiro semestre com lucros de 34,27 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de 15,1% face ao resultado dos mesmos seis meses do ano passado.

Já a Sonae Capital, que ganhou quase 37% na última sessão, depois do anúncio da oferta pública de aquisição (OPA) da Efanor, segue a subir 0,61% para os 66 cêntimos. A Sonae Indústria, também alvo de uma OPA, segue inalterada.

Por outro lado, a família EDP destaca-se nas perdas, com a EDP a cair 0,23% para os 4,34 euros, e a EDP Renováveis a perder 0,57% para os 13,86 euros.

Pela Europa, o dia também arranca numa nota positiva. O Stoxx 600 — índice que agrega as 600 principais capitalizações bolsistas do Velho Continente — valoriza 0,4%, o francês CAC 40 sobe 0,7%, o espanhol IBEX 35 avança 0,5% e o alemão DAX ganha 0,8%.

(Notícia atualizada às 8h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa prolonga ganhos. Galp Energia e BCP sobem 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião