Hiscox anuncia perdas semestrais e reserva 232 milhões para Covid-19

  • ECO Seguros
  • 5 Agosto 2020

A companhia sediada nas Bermudas e representada em Portugal pela Innovarisk apurou prejuízo semestral a rondar 139 milhões de dólares, com o rácio combinado a resvalar para terreno negativo.

A Hiscox Ltd, companhia especializada em riscos menos comuns, registou prejuízo 138,9 milhões de dólares no primeiro semestre de 2020, comparando com 168,0 milhões (antes de impostos) em igual período de 2019.

Em comunicado, a entidade revela que provisionou 232 milhões de dólares (cerca de 197 milhões de euros) em reservas para despesa relacionada com a pandemia (Covid-19). Este montante já inclui 150 milhões de dólares anteriormente anunciados para compensar cancelamentos de eventos, meios de comunicação e entretenimento e outros segmentos, incluindo viagens.

Os prémios brutos emitidos pela Hiscox diminuíram 4,3% (a taxas de câmbio constantes) para 2,24 mil milhões de dólares, com a companhia a contabilizar cerca de 1,33 mil milhões de dólares como receita de prémios líquidos emitidos, em leve progressão face a 1,32 mil milhões no primeiro semestre de 2019. Na adversidade da pandemia, a Hiscox salienta que a divisão Retail cresceu 4% em prémios.

O rácio combinado, indicador de eficiência na gestão do negócio segurador, deteriorou para 114,6% no conjunto do perímetro consolidado, acima dos 98,8% apurados um ano antes (rácios inferiores a 100% indicam rentabilidade positiva na atividade de subscrição de riscos).

No entanto, apesar de um RoE (rentabilidade de capitais próprios) negativo (-12,7% contra +13,3% um ano antes) o rácio de solvência situava-se nos 230% no termo do semestre, após um aumento de capital (por 375 milhões de libras esterlinas, equivalente a cerca de 416, milhões de euros) realizado em maio.

Salientando que, face à pandemia global, a companhia revela desempenho resiliente, Bronek Masojada, CEO da Hiscox afirmou: “O nosso investimento em tecnologia compensou em todas as áreas e apoiou o nosso crescimento na Hiscox Retail e Hiscox London Market (…). Estamos bem posicionados para capturar as oportunidades que temos pela frente em todos os nossos mercados e em todos os nossos segmentos”.

O grupo Hiscox desenvolve negócio através de três divisões (Hiscox London Market; Resseguro e ILS; Retalho, este último subdividido em outras cinco áreas regionais e de especialidade). A companhia tem sede nas Bermudas, é cotada na bolsa de Londres (índice FTSE 250), sendo representada em Portugal pela Innovarisk, empresa independente que opera enquanto agência de subscrição da Hiscox e como Lloyd’s Coverholder.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hiscox anuncia perdas semestrais e reserva 232 milhões para Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião