PSP constitui 11 arguidos depois de buscas em sete concelhos por burla no MBWay

  • ECO
  • 7 Agosto 2020

As buscas decorreram nos distritos de Santarém, Portalegre e Setúbal, nos concelhos de Avis, Almeirim, Monforte, Fronteira, Elvas, Campo Maior e Setúbal.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) avançou para 51 buscas em sete concelhos durante a manhã desta sexta-feira, no âmbito da operação “Momo”, que investiga factos suscetíveis de configurarem crimes, nomeadamente com recurso à aplicação de pagamentos MBWay, avançou a Rádio Renascença (acesso livre). Como resultado, foram constituidos 11 arguidos por suspeitas de burla, burla informática, falsidade informática ou acesso ilegítimo.

A PSP estima que o fenómeno das burlas por MBWay, na globalidade, terá levado a prejuízos aos lesados que ascendem a mais de 2,3 milhões de euros, que foram transferidos das contas através deste esquema, adiantou a PSP, em conferência de imprensa transmitida pela RTP3. Já no caso em concreto investigado nesta operação foram 185 ocorrências criminais, que ascendem a 235 mil euros.

Nestes esquemas “são visadas essencialmente pessoas que não usam aplicação”, explica a PSP, sendo que a aplicação em si, quando já está ativada, tem vários mecanismo para detetar a fraude. Esta operação da PSP, que envolveu 17 buscas domiciliárias, decorreu nos distritos de Santarém, Portalegre e Setúbal, nos concelhos de Avis, Almeirim, Monforte, Fronteira, Elvas, Campo Maior e Setúbal.

Em comunicado, citado pela Lusa, a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública esclarece que a ação resulta de uma investigação a “factos suscetíveis de, em abstrato, configurarem crimes de burla, burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo”. Esta investigação está “a cargo do Departamento de Investigação Criminal da PSP e [é] dirigida pelo DCIAP [Departamento Central de Investigação e Ação Penal]” e está a ser desenvolvida em colaboração com os Comandos Distritais da PSP de Santarém, Portalegre e Setúbal, bem como da GNR.

(Notícia atualizada às 15h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSP constitui 11 arguidos depois de buscas em sete concelhos por burla no MBWay

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião