Há 157 novos casos de Covid-19 em Portugal. Morreram mais três pessoas

Foram identificados 157 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas. O número total de casos sobe para 52.825.

Portugal registou 157 novos casos de infeção por Covid-19, elevando para 52.825 o número de infetados desde o início da pandemia. Trata-se de uma subida de 0,30% face ao dia anterior. Nas últimas 24 horas morreram mais três pessoas com a doença, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde que a pandemia chegou a Portugal, a 2 de março, já morreram 1.759 pessoas vítimas da doença. Quanto ao número de pessoas dadas como recuperadas, são agora 38.600, ou seja, mais 89.

Tal como se tem observado ao longo das últimas semanas, a maioria das novas infeções foram na região de Lisboa e Vale do Tejo. Foram identificados 99 novos casos nesta região, o que representa 63% do total.

Boletim epidemiológico de 10 de agosto:

Lisboa continua, assim, a ser a região com mais casos registados até ao momento (27.209 casos de infeção e 620 mortes), surgindo à frente do Norte (19.094 casos e 832 mortes), do Centro (4.520 casos e 253 mortes), do Algarve (931 casos e 17 mortes) e do Alentejo (767 casos e 22 mortes). Nas regiões autónomas, os Açores registam 181 casos e 15 mortos, enquanto a Madeira tem 123 pessoas infetadas.

Quanto à caracterização clínica, a maioria dos infetados está a recuperar em casa, sendo que 374 estão internados (mais nove face a ontem), dos quais 29 em unidades de cuidados intensivos (menos quatro). Há 1.280 pessoas a aguardar resultados laboratoriais, enquanto 37.810 pessoas estão sob vigilância das autoridades de saúde.

DGS iniciou reuniões técnicas com Festa do Avante

Na conferência de imprensa sobre os dados da pandemia, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, revelou que iniciaram-se esta segunda-feira reuniões entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a entidade promotora da Festa do Avante. Os encontros têm um “caráter técnico”, existindo “um trabalho conjunto a fazer com grande ponderação”, fruto de avaliação do risco e da atividade epidémica.

Sales realçou que a DGS “não toma decisões políticas, toma decisões técnicas”. Porém, deixou a garantia de que haverá sempre um “pressuposto” na realização deste evento do PCP, isto é, o cumprimento das regras sanitárias definidas pela DGS. António Sales disse ainda que, para já, a metodologia da DGS face a eventos passa por avaliar caso a caso, mas esta pode mudar no futuro consoante o “dinamismo da pandemia”.

O secretário de Estado explicou ainda que falta a publicação em Diário da República do matéria legal que foi promulgada pelo Presidente da República para que a aplicação StayAway Covid fique operacional este mês. “Estará por dias novidades sobre esta matéria”, antecipou.

(Notícia atualizada às 15h46 com declarações da conferência de imprensa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 157 novos casos de Covid-19 em Portugal. Morreram mais três pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião