Qual é a freguesia com as casas mais caras do país? E onde é mais barato?

Comprar casa é mais caro numa freguesia de Lisboa, com um custo médio de 5.340 euros o metro quadrado. No oposto, nesta vila de Beja o metro quadrado está nos 116 euros.

Os preços das casas continuam a subir, embora muitos profissionais do setor imobiliário antecipem uma descida. Face a estas oscilações, na hora de comprar casa, a capacidade financeira está entre os primeiros critérios a ter em conta, assim como a localização. Os dois estão diretamente relacionados e os números comprovam-no. É em Lisboa que as casas são mais caras, enquanto as casas mais baratas estão numa vila de Beja. A rubrica “Sabia que…” do ECO mostra-lhe a zona com as casas mais caras e mais baratas do país.

É em Lisboa, na freguesia de Santo António, onde comprar casa é mais caro. Os motivos são claros. Esta freguesia abrange a Avenida da Liberdade, uma das ruas mais caras do país, percorrida por lojas de luxo e onde muitos sonham morar. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes ao primeiro trimestre do ano, mostram que o valor mediano das casas vendidas nesta freguesia ascendeu aos 5.340 euros o metro quadrado, tendo subido 12,6% face ao mesmo trimestre do ano passado.

Na freguesia de Santo António o valor mediano das casas vendidas está nos 5.340 euros o metro quadrado.

Para quem tem um poder económico mais baixo, há opções bem mais económicas. De acordo com os mesmos dados do INE, é em Barrancos que as casas vendidas são mais baratas: 116 euros o metro quadrado, 46 vezes menos do que na freguesia de Santo António.

Na vila (e freguesia) de Barrancos, em Beja, o valor mediano das casas vendidas está nos 116 euros o metro quadrado.Victor Oliveira/Flickr

No que diz respeito a rendas, os dados mais recentes do INE são referentes ao ano passado e mostram que a freguesia de Misericórdia, em Lisboa, detém as rendas mais altas do país, com uma média de 14,49 euros o metro quadrado. No lado oposto está Belmonte, em Castelo Branco, com rendas médias de 1,88 euros o metro quadrado.

Quanto custa fazer uma máscara? Quanto gasta cada família com as telecomunicações? Quanto cobra uma imobiliária para vender a casa? Ou qual a profissão mais bem paga do país? Durante todo o mês de agosto, e todos os dias, o ECO dá-lhe a resposta a esta e muitas outras questões num “Sabia que…”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual é a freguesia com as casas mais caras do país? E onde é mais barato?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião