Nas notícias lá fora: Zona euro, petróleo e Brasil

  • ECO
  • 12 Agosto 2020

Recuperação da produção da indústria da zona euro volta a recuar, enquanto a EIA revê em alta projeções sobre preço do petróleo neste ano. Secretários do Ministério da Economia do Brasil demitem-se.

A Energy Information Administration (EIA) reviu em alta as previsões sobre o preço do petróleo, estimando que o brent atinja, este ano, os 41,42 dólares por barril, o equivalente a uma subida de 2,3%, enquanto a recuperação da produção da indústria da zona euro volta a recuar em junho. No Brasil, a história repete-se e dois secretários do Ministério da Economia pedem demissão. Em Espanha, o ano passado a Fnac registou o lucro mais baixo no país registado pelo menos nos últimos 12 anos. A empresa fechou o ano passado com um lucro líquido de 1,47 milhões de euros, o que corresponde a uma redução de 73% em relação ao ano anterior, por outro lado a Acciona assina um empréstimo “verde” no valor de 100 milhões de dólares com a Bankia para a construção de um parque eólico na Austrália.

Reuters

Produção da indústria da zona euro volta a recuar em junho, mas menos

A produção industrial recuou 12,3% na zona euro e 11,6% na União Europeia (UE) em junho, em termos homólogos. As quebras homólogas em junho foram, no entanto, menos acentuadas do que as verificadas nos três meses anteriores, em que a economia europeia sofreu os efeitos económicos da pandemia causada pelo novo coronavírus. Na comparação com maio, a produção industrial avançou 9,1% tanto na zona euro quanto na UE, um abrandamento face ao crescimento de 12,3% e 11,6% registado em maio e que inverteu as quebras mensais de março e abril devidas ao confinamento imposto no âmbito do combate à pandemia da Covid-19. Na variação mensal, a Eslováquia (21,7%), a Hungria (17,1%) e a Roménia (16,3%) registaram os maiores aumentos, tendo a Bélgica (-1,4%) e a Finlândia (-0,8%) apresentado os únicos recuos.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

EIA revê em alta projeções sobre preço do petróleo neste ano

A Energy Information Administration (EIA) reviu em alta as previsões sobre o preço do petróleo, estimando que o brent atinja, este ano, os 41,42 dólares por barril, o equivalente a uma subida de 2,3%. De acordo com o relatório de perspetivas de curto prazo, o preço do barril de brent deverá subir, este ano, 2,3% para 41,42 dólares (cerca de 35,12 euros). No entanto, a EIA reduziu a estimativa para 2021 em 0,3% para 49,53 dólares (42 euros) por barril de brent. O preço do petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI), por sua vez, deverá atingir os 38,50 dólares (32,7 euros) o barril, o equivalente a uma subida de 2,5% face às projeções de julho. Para 2021, a estimativa foi revista em baixa, nomeadamente, em menos 0,4% para 45,53 dólares (cerca de 37 euros) por barril WTI.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês)

Expansión

Acciona e Bankia unem-se para construir parque eólico na Austrália

A Acciona e Bankia assinaram um empréstimo bilateral “verde” de 100 milhões de euros, com um prazo de 30 meses, para o desenvolvimento de um parque eólico na Austrália. A operação será utilizada para o arranque do parque eólico Mortlake South de 157,5 megawatts (MW), localizado em Moyne Shire, no sudoeste de Victoria, capaz de fornecer energia limpa a 115.000 casas, de acordo com a entidade. O projeto, que evitará a emissão de cerca de 532.000 toneladas de dióxido de carbono (CO2), envolve a instalação de 35 turbinas eólicas de 4,5 MW cada, que se somam aos 226 parques eólicos que Acciona já tem na sua carteira.

Leia a notícia completa na Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)

Cinco Días

Fnac regista lucro mais baixo em Espanha registado pelo menos nos últimos 12 anos

O ano passado, a Fnac registou em Espanha o lucro mais baixo alcançado pelo menos nos últimos 12 anos. A empresa fechou o ano passado com um lucro líquido de 1,47 milhões de euros, o que corresponde a uma redução de 73% em relação ao ano anterior. Apesar da diminuição do lucro líquido, a Fnac Darty, empresa mãe da filial espanhola Fnac Department Stores, decidiu repatriar os seus 1,47 milhões de lucros através de um dividendo. A Fnac terminou 2019 com uma rede de 38 lojas físicas em Espanha, quatro das quais são franchisadas. No ano passado, abriu novos pontos de venda em Barcelona, Madrid e Palma de Mallorca, enquanto fechou um em Sevilha. O objetivo da Fnac em Espanha é atingir 50 pontos de venda até 2021. As vendas online cresceram 18% no ano passado, apesar de a Fnac não detalhar o seu peso nas vendas.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Valor Económico

Dois secretários do Ministério da Economia do Brasil pedem demissão

Os secretários especiais de Desestatização e da Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Executivo brasileiro pediram a demissão por não verem os seus projetos em andamento, anunciou na terça-feira o ministro da Economia. Com as demissões do secretário especial de Desestatização e Privatização, Salim Mattar, e do responsável pela secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, sobem para oito as baixas em cargos importantes da equipa económica do Governo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que tomou posse em janeiro de 2019. O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, admitiu que o ritmo das privatizações que tinha delineado está lento, e que a reforma administrativa está parada. Nos planos do Governo está a privatização da Eletrobras, PPSA-Pré-Sal Petróleo S.A, Correios e Docas de Santos, mas não há datas concretas para estas operações.

Leia a notícia completa no Valor Económico (acesso livre, conteúdo em português)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Zona euro, petróleo e Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião