Gasolineira Prio comprada pelo grupo espanhol DISA

  • ECO
  • 20 Agosto 2020

O quarto maior operador de combustíveis em Espanha venceu a corrida à compra da Prio, detida pela Oxy Capital. Negócio depende das autorizações dos reguladores e deverá ficar concluído este ano.

A DISA venceu a corrida pela compra da gasolineira portuguesa Prio, detida pela Oxy Capital, liderada por Pedro Morais Leitão. Empresa espanhola passa a deter rede de 247 estações de serviço, garantindo os cerca de 700 postos de trabalho diretos da Prio.

Segundo o Jornal Económico (acesso livre), o acordo entre as partes foi assinado esta quarta-feira à noite, tendo sido confirmado oficialmente por ambas as empresas esta sexta-feira, 21 de agosto.

A concretização do negócio está dependente da aprovação das autoridades competentes, nomeadamente da Concorrência. É expectável, ainda assim, que a transação seja concluída até final do ano.

“A extensão dos negócios da DISA em Portugal insere-se na estratégia de expansão geográfica que teve início há três anos. O grupo energético propôs-se levar além das fronteiras de Espanha a experiência e conhecimento acumulados ao longo de 86 anos de atividade no setor energético, sempre com critérios de sustentabilidade e com grande capacidade de adaptação às necessidades e exigências da sociedade e da economia”, diz em comunicado.

Com esta aquisição, o quarto maior operador de combustíveis em Espanha expande-se para Portugal, onde passará a deter uma rede de 247 estações de serviço, o terminal de armazenamento e a fábrica de biodiesel, localizados em Aveiro.

“A integração da Prio no Grupo DISA garante a continuidade de todas as atividades que a empresa portuguesa desenvolveu até à data, uma vez que a empresa espanhola assume os compromissos contratuais vigentes com todos os seus clientes e fornecedores”, refere o grupo espanhol em comunicado, salientando a manutenção do emprego na empresa. A Prio emprega diretamente mais de 700 pessoas.

(Notícia atualizada às 9h46 de 21 de agosto com a confirmação do negócio e informações adicionais)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolineira Prio comprada pelo grupo espanhol DISA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião