Shinzo Abe demitiu-se. Primeiro-ministro japonês renuncia por razões de saúde

  • Lusa
  • 28 Agosto 2020

Abe fez tudo para "alcançar resultados" positivos para aquela que é a terceira maior economia do mundo. Demite-se por razões de saúde.

Shinzo Abe demitiu-se. O até agora primeiro-ministro do Japão decidiu sair do cargo, quase oito anos depois, por motivos de saúde. Na despedida, diz que tentou de tudo para “alcançar resultados” positivos para aquela que é a terceira maior economia do mundo.

A intenção de Abe de renunciar ao cargo, por razões de saúde, tinha sido avançada pela televisão japonesa NHK e outros media nipónicos, tendo sido entretanto confirmada e anunciada pelo próprio numa conferência de imprensa realizada em Tóquio.

“O mais importante na política é atingir resultados. Fiz tudo ao meu alcance para atingir esses resultados ao longo dos últimos sete anos e oito meses” em que ocupou o cargo de primeiro-ministro do Japão, afirmou Abe, citado pela Bloomberg.

Antes de anunciar oficialmente a sua saída, Abe esteve reunido com altos responsáveis na sede do partido, informando-os da decisão de abandonar o cargo por motivos de saúde.

As preocupações sobre o problema crónico de saúde de Abe voltaram à discussão pública desde o início do verão e intensificaram-se neste mês, quando deu entrada por duas vezes num hospital de Tóquio, para realizar exames não especificados.

Abe, em 2007, demitiu-se abruptamente, na primeira vez que ocupou o cargo, também devido a problemas de saúde, e lidera o Governo desde final de 2012, um recorde de longevidade para um primeiro-ministro japonês.

(Notícia atualizada às 9h48 com a confirmação da saída de Shinzo Abe)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Shinzo Abe demitiu-se. Primeiro-ministro japonês renuncia por razões de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião