Costa já descarregou app Stayaway Covid. Não teve de “estar ligado à corrente” como a ministra da Saúde

O Governo apelou ao download da aplicação de rastreio de eventuais contactos com pessoas infetadas com Covid-19. A ministra da Saúde ainda tem de seguir alguns passos para descarregar.

A aplicação de rastreio de eventuais contactos com pessoas infetadas com Covid-19 já está disponível para descarregar, e o Governo desdobra-se em apelos para os portugueses fazerem também o download da app. O primeiro-ministro já deu o exemplo e tem a aplicação no telemóvel, sem ter o mesmo obstáculo que a ministra da Saúde, que teve de deixar o telemóvel “ligado à ficha”.

Na sessão de lançamento da Stayaway Covid, Marta Temido apelou a que as pessoas descarregassem a app, mas adiantou que ela própria ainda estava “em processo”, em declarações transmitidas pelas televisões. “Ainda não consegui porque o sistema disse que tinha de ligar à corrente durante a noite”, explicou a ministra.

Quando chegou a vez de António Costa subir ao palco, este defendeu que esta aplicação é mais uma ferramenta no combate ao vírus e que é um “esforço pequeno mas que é fundamental para podermos ajudar a travar esta pandemia enquanto vacina não chega”. Como tal, já teve a oportunidade de fazer o download da app, sem ter “que estar ligado à corrente toda a noite”, apontou, numa referência aos problemas encontrados pela ministra.

A Stayaway Covid ficou primeiro disponível nos Android, mas está já pronta também para os utilizadores do sistema operativo iOS, da Apple, contabilizando-se, até ao momento, cerca de 80 mil downloads. Mas nem todos vão conseguir descarregar a app, devido a incompatibilidade do sistema. No caso dos Android, a app funciona com Android 6.0, ou “Marshmallow”, ou versões superiores, enquanto para os iPhones é preciso o iOS 13.5 ou posterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa já descarregou app Stayaway Covid. Não teve de “estar ligado à corrente” como a ministra da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião