Hoje nas notícias: Obras públicas, SNS e doentes

  • ECO
  • 7 Setembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As construtoras nacionais conquistaram pouco mais do que um quinto dos concursos para as grandes obras públicas. O SNS apresentava no final de julho um raro excedente financeiro de 160 milhões de euros. O número de doentes não prioritários nos hospitais está a aumentar e representou já 45% do total durante o mês de agosto. Uma funcionária de uma escola do agrupamento escolar de Ermesinde desviou cerca de meio milhão de euros em salários. O conselho regional de Lisboa da Ordem dos Advogados analisa 254 processos de “procuradoria ilícita”.

Construtoras nacionais só ganham 20% das grandes obras

As construtoras nacionais conquistaram pouco mais do que um quinto dos concursos para as grandes obras públicas, acima de 10 milhões de euros, desde o início do ano. Com base nos dados do portal Base e na informação divulgada pelas empresas, em 11 grandes investimentos públicos contratados este ano, num total de 760 milhões de euros, as empresas portuguesas asseguraram quatro, no valor de 166 milhões. As construtoras espanholas lideram com 72% das obras em termos de investimento (544 milhões). Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

SNS com excedente em pandemia

O SNS apresentava no final de julho um excedente financeiro de 160 milhões de euros, de acordo com a síntese de execução orçamental, valor que contrasta com o défice de 216,5 milhões registado há um ano. Este superávite, que não sendo inédito é uma situação que acontece poucas vezes, deve-se ao reforço das transferências do Orçamento do Estado para a saúde. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível).

Doentes ligeiros nas urgências já são 45% do total

O número de doentes não prioritários nos hospitais está a aumentar e representou já 45% do total durante o mês de agosto (acima dos 42% observados no ano passado). Em altura de regresso à escola, espera-se um aumento da pressão nas urgências e o objetivo é tentar que os doentes não prioritários sejam encaminhados para os centros de saúde. O problema é que muitos não aceitam. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Funcionária de escola desvia meio milhão em salários

Uma funcionária de uma escola do agrupamento escolar de Ermesinde desviou cerca de meio milhão de euros em salários. Responsável por processar as remunerações e controlar as operações bancárias, a funcionária apropriou-se de valores relativos a retenções de IRS e descontos para a Segurança Social. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Ordem abre 254 processos contra falsos advogados

O conselho regional de Lisboa da Ordem dos Advogados analisa 254 processos de “procuradoria ilícita”, encontrando-se a investigar atos próprios de advogados ou de solicitadores que foram praticados de forma ilegal por outros profissionais. Trata-se de um aumento do número de processos face aos 199 aberto no ano passado, sendo que muitos dos casos têm a ver com advogados cuja inscrição se encontra suspensa (alguns já expulsos). Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Obras públicas, SNS e doentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião