Há 646 novos casos e mais três mortes por Covid, 45% na região de Lisboa

  • ECO
  • 9 Setembro 2020

Portugal registou o número mais alto de novos casos diários de Covid-19 desde 20 de abril. A DGS encontrou mais 646 novas pessoas infetadas num só dia, registando três mortes pela doença.

Há 646 novos casos de coronavírus face aos números de terça-feira, elevando para 61.541 o número total de pessoas infetadas com a doença. Nas últimas 24 horas morreram mais três pessoas. A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar o maior número de novas infeções, com 45% do total.

Trata-se do aumento diário mais alto desde 20 de abril, dia em que se registaram 657 novos casos de infeção. “Apenas 12% destes casos dizem respeito a pessoas com mais de 70 anos, o que é um indicador positivo”, comentou a diretora-geral de Saúde, em conferência de imprensa. “Vamos continuar a acompanhar a situação”, acrescentou Graça Freitas.

A taxa de letalidade está atualmente nos 3%, aumentando para os 14,8% no caso dos infetados com mais de 70 anos, adiantou a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

Do número total de infetados, a maioria está a fazer o tratamento em casa, sendo que apenas 391 estão internados, dos quais 52 nos cuidados intensivos. Há mais de 35 mil sob vigilância das autoridades de saúde.

Desde que apareceu em Portugal, no início de março, o coronavírus já provocou a morte de 1.849 pessoas, três das quais nas últimas 24 horas. Já quanto ao número de recuperados, está em 43.284.

Boletim epidemiológico de 9 de setembro

Tal como se tem observado nos últimos dias, a região de Lisboa e Vale do Tejo concentra a maioria das novas infeções. Dos 646 novos casos registados nas últimas 24 horas, 290 foram nesta região: 44,89% do total do país.

Lisboa é a região com mais casos registados até ao momento (31.563 casos de infeção e 689 mortes), à frente do Norte (22.325 casos e 852 mortes), do Centro (5.044 casos e 254 mortes), do Algarve (1.186 casos e 17 mortes) e do Alentejo (1.021 casos e 22 mortes). Nas ilhas, os Açores registam 228 casos e 15 mortos, enquanto a Madeira tem 174 pessoas infetadas.

Governo lança concurso de 20 milhões para compra de material de proteção

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde anunciou durante a conferência o lançamento de um concurso de 20 milhões para a aquisição de material de proteção contra o coronavírus, desde máscaras, respiradores, óculos e viseiras, fatos e batas de proteção, botas cirúrgicas, luvas, toucas, cobre botas e sapatos e solução de base alcoólica, etc. “Para o Governo, a segurança dos profissionais de saúde continua a ser essencial”, disse Jamila Madeira.

A secretária de Estado detalhou ainda que há 4.551 profissionais de saúde infetados com a doença, sendo que a maioria são enfermeiros e assistentes operacionais. Ainda assim, afirmou que esta é “uma cifra significativamente abaixo da média mundial, estimada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na ordem dos 10%. Até ao momento somam-se 3.892 recuperados.

“Houve um reforço de praticamente 4.000 profissionais de saúde desde o início da pandemia”, continuou Jamila Madeira, sublinhando que o foco do Governo foi “reforçar as equipas e os profissionais”.

(Notícia atualizada às 15h00 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 646 novos casos e mais três mortes por Covid, 45% na região de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião