BCE mais otimista sobre economia do euro este ano. Antecipa recessão de 8%

Apesar de ter revisto em alta a projeção para o PIB em 2020, a recuperação poderá ser mais moderada e o BCE reviu em baixa as estimativas para 2021 e 2022.

O Banco Central Europeu (BCE) está mais otimista quando ao impacto inicial da pandemia na economia da Zona Euro, mas espera uma recuperação mais moderada. O cenário é de grande incerteza e esta evolução estará associada aos desenvolvimentos de saúde pública, segundo explicou esta quinta-feira a presidente Christine Lagarde, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Governadores.

A autoridade monetária europeia reviu em alta as projeções para o PIB da Zona Euro para -8% (contra a anterior estimativa de 8,7%), anunciou. Já para 2021 e 2022, a revisão foi em baixa, sendo agora esperado um crescimento de 5% (menos 0,2 pontos) e 3,2 (menos 0,1 pontos), respetivamente. Esta evolução é esperada após um tombo de 11,4% da economia dos países da moeda única no segundo trimestre do ano (com Portugal entre os mais penalizados).

Lagarde explicou que, desde a última reunião em julho, a Zona Euro mostrou “uma forte recuperação na atividade económica em linha com as anteriores expectativas, apesar de o nível de atividade se manter muito abaixo dos anteriores ao coronavírus”. A indústria continua a melhorar, enquanto os serviços desaceleraram pelo que “a força da recuperação continua rodeada de significativa incerteza”.

O equilíbrio de riscos para o outlook económico da Zona Euro mantém-se, assim, negativo. “Esta avaliação reflete amplamente as, ainda incertas, implicações económicas e financeiras da pandemia”, explicou. Face a este cenário, “amplos estímulos monetários continuam a ser necessários para apoiar a recuperação económica e para salvaguardar a estabilidade dos preços a médio prazo”.

No encontro, o Conselho de Governadores decidiu não fazer quaisquer mudanças no programa de emergência pandémica (PEPP, na sigla em inglês) que tem uma dotação total de 1,35 biliões de euros. “Face às atuais circunstâncias, é muito provável que todo o envelope do PEPP seja usado para desenvolver as economias“, disse Lagarde. Questionada sobre um eventual reforço do programa de compra de dívida (que já foi alvo de um aumento), a presidente do BCE garantiu que “o Conselho de Governadores não discutiu um alargamento do PEPP“.

Além desta rede de segurança que permitiu aos países fazerem face ao aumento das necessidades de financiamento, também a União Europeia já tem em curso um plano conjunto com 1,8 biliões de euros para apoiar a recuperação. De forma inédita, a União Europeia vai emitir dívida para financiar parte do capital e Lagarde confirmou que estes títulos podem ser comprados pelo BCE. “É mais uma forma de ajudarmos”, concluiu.

(Notícia atualizada às 15h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE mais otimista sobre economia do euro este ano. Antecipa recessão de 8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião