Galp e BCP pressionam bolsa. Europa prolonga queda após desilusão com BCE

Incerteza no Brexit e BCE mais passivo deixam investidores com pouco apetite pelas ações. PSI-20 e principais praças europeias abriram última sessão da semana com perdas ligeiras.

A última sessão da semana arranca com perdas na bolsa de Lisboa e na generalidade das praças europeias, com os investidores a preferirem manter-se à margem do mercado acionista depois de o Banco Central Europeu (BCE) não ter anunciado qualquer nova medida na reunião desta quinta-feira.

O PSI-20, o principal índice português, cede 0,26% para 4.314,81 pontos, quando apenas três cotadas nacionais estão acima da linha de água. Os CTT e a Pharol somam cerca de 0,40% e a Jerónimo Martins está em alta ligeira de 0,1%.

Por outro lado, Galp Energia e BCP são as grandes cotadas que mais pressionam o índice nacional. As ações da petrolífera recuam 1,26% para 8,918 euros, enquanto o banco liderado por Miguel Maya cede 0,74% para 0,0936 euros.

O pior desempenho pertence à Altri, com uma queda acentuada de 3,64% para 4,23 euros. Descida das ações da empresa acontece depois de ter revelado uma forte quebra nos resultados da primeira metade do ano.

O panorama externo não é muito favorável. Depois da renovada incerteza em relação ao acordo do Brexit, os investidores receberam outra má notícia esta quinta-feira: o BCE deixou tudo como estava, não anunciado qualquer nova medida de política monetária quando muitos países da região enfrentam já uma segunda vaga da pandemia. O banco central atualizou as projeções económicas, prevendo uma queda de 8% do PIB da região este ano.

As quedas nas praças europeias não são expressivas, mas abrangem todos os principais índices. O Stoxx 600 abriu a cair cerca de 0,10%. O alemão DAX-30 e o francês CAC-40 perdem 0,20%. Aqui ao lado, o espanhol IBEX-35 recua 0,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e BCP pressionam bolsa. Europa prolonga queda após desilusão com BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião