UBS e Credit Suisse estudam fusão para criar gigante da banca europeia

CEO dos suíços UBS e Credit Suisse estarão a explorar a viabilidade de uma fusão dos negócios, avança a Bloomberg. A concretizar-se o negócio pode ditar a dispensa de 10% a 20% dos trabalhadores.

A criação de um novo gigante da banca europeia pode estar para surgir. Os CEO dos suíços UBS e Credit Suisse estarão a explorar a viabilidade de uma possível fusão dos seus negócios, segundo noticia a Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês) que cita o alemão Inside Paradeplatz.

Fontes próximas do processo falam num projeto, apelidado de Signal, que estará a ser conduzido pelo presidente do UBS, Axel Weber, e trabalhado com o homólogo no Credit Suisse, Urs Rohner. A criação deste gigante da banca europeia já terá chegado à cúpula dos decisores políticos da Suíça, tendo Weber já discutido a ideia com o ministro das Finanças do país, Ueli Maurer.

O negócio também já terá chegado aos reguladores, mas os porta-vozes dos dois bancos não quiseram comentar o possível “casamento”. Segundo as mesmas fontes, uma fusão entre o UBS e Credit Suisse pode resultar em cortes entre 10% e 20% no número de trabalhadores, ou 15.000 ou mais, em todo o mundo.

Caso esta operação avance, tudo aponta para que Axel Weber se mantenha como chairman da nova entidade. Já o CEO deverá vir do Credit Suisse, refere o Inside Paradeplatz, citando fontes próximas do processo. Está ainda previsto que o acordo entre os dois bancos possa acontecer já no início do próximo ano.

A possível fusão das operações destes dois bancos acontece numa altura em que o setor bancário da Europa está sob pressão para se consolidar perante os riscos associados à pandemia de coronavírus e o impacto resultante do ambiente de taxas de juros negativas. As ações do Credit Suisse sobem 1,79% em Zurique, e as do UBS ganham 1,03%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UBS e Credit Suisse estudam fusão para criar gigante da banca europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião