Estados Unidos violaram regras do comércio com as tarifas sobre a China

A Organização Mundial do Comércio defende que as tarifas impostas pela admnistração de Donald Trump sobre os produtos chineses violam as regras internacionais.

Após várias tensões comerciais entre os dois países, a Organização Mundial do Comércio (OMC) veio dizer que as tarifas implementadas pelos Estados Unidos da América sobre a China violam as regras internacionais.

A conclusão é de um painel de três especialistas da (OMC) que considera que a administração norte-americana violou as regras do comércio internacional, dando, assim razão à China. “Os Estados Unidos não cumpriram com o seu ónus de provar que as medidas são provisoriamente justificadas”, lê-se no relatório da OMC, citado pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Pequim tinha avançado com uma queixa contra os EUA alegando que foi alvo de discriminação, já que a administração de Donald Trump não tratou os restantes membros da Organização da mesma maneira. Em causa estão as tarifas aplicadas pelos EUA em 2018 sobre 400 mil milhões de produtos chineses com base numa lei norte-americana dos anos 70.

A administração de Donald Trump tem 60 dias para contestar a decisão, contudo o caso poderá arrastar-se por mais tempo, já que o organismo responsável pela questão está “paralisado”, por ordem norte-americana, revela a Bloomberg.

Washington considera decisão “totalmente inadequada”

Também esta terça-feira, o Governo dos EUA considerou “totalmente inadequada” a decisão da Organização Mundial do Comércio de determinar como ilegais as taxas comerciais retaliatórias contra a China.

“Embora o painel (de especialistas da OMC) não tenha contestado as alargadas evidências apresentadas pelos Estados Unidos a respeito do roubo de propriedade intelectual por parte da China, a sua decisão mostra que a OMC não tem sustentação para essa falha”, disse Robert Lighthizer, representante norte-americano junto da organização.

“Este relatório confirma o que o Governo (dos EUA) anda a dizer há quatro anos: a OMC é totalmente inadequada para colocar fim às práticas tecnológicas prejudicais da China”, acrescentou Lighthizer, considerando que a organização precisa de uma reforma.

(Notícia atualizada com mais informação às 17h39)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estados Unidos violaram regras do comércio com as tarifas sobre a China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião