China assume compromisso de ser “neutra em carbono em 2060”

O presidente chinês comprometeu-se com a neutralidade carbónica em 2060 perante a assembleia-geral da ONU. A meta põe pressão sobre os EUA e poderá ser crucial no combate às alterações climáticas.

Numa mensagem clara contra os EUA, o presidente chinês Xi Jinping assumiu o objetivo de alcançar a “neutralidade carbónica em 2060” e de adotar objetivos climáticos mais fortes doravante. O anúncio foi feito na assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), escreve o The New York Times (acesso pago).

A confirmar-se, a meta chinesa será crucial para o sucesso dos objetivos climáticos mundiais, mais concretamente a meta de manter a temperatura média global bem abaixo dos dois graus celsius acima dos níveis pré-industriais fechada no Acordo de Paris de 2015.

Este é já considerado o maior compromisso da China com o combate às alterações climáticas e deverá colocar pressão sobre o presidente norte-americano Donald Trump. O chefe de Estado norte-americano considera o flagelo do aquecimento global um “embuste”.

As duas economias estão no topo dos países que mais emitem gases com efeito de estufa, como é o caso do dióxido de carbono. Emitidos para a atmosfera, este e outros gases impedem a dissipação do calor, resultando em aquecimento global.

A subida da temperatura do planeta tem resultado no aumento da frequência de fenómenos climáticos extremos, degelo dos polos terrestres com aumento do nível do mar, entre outros problemas severos. A emergência climática é amplamente considerada o maior desafio da humanidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China assume compromisso de ser “neutra em carbono em 2060”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião