Hoje nas notícias: Novo Banco, multas e semáforos

  • ECO
  • 24 Setembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Novo Banco continua a marcar a atualidade nacional. Sabe-se agora que a venda da subsidiária francesa, BES Vénétie, no final de 2018, também deu origem a uma queixa junto das autoridades europeias. Ainda no plano económico, desde setembro de 2017 que o Fisco tem 18 milhões de multas nos transportes públicos por cobrar, sendo que muitas delas prescrevem brevemente. Ao mesmo tempo, a diferença entre homens e mulheres no mercado laboral está a encurtar e é de apenas 28 mil. No plano da pandemia, o Governo admite que Portugal venha a utilizar um sistema de semáforos para identificar zonas de maior risco de transmissão da Covid-19.

Desconto de 68% na venda do BES Vénétie origina queixa às autoridades europeias

O Novo Banco salta novamente para a atualidade com a notícia de que a venda da subsidiária francesa, BES Vénétie, no final de 2018, também deu origem a uma queixa junto das autoridades europeias. Os motivos ter-se-ão prendido com o facto de a operação ter sido fechada com um desconto de 68,2% face ao preço de balanço e num quadro de alegados conflitos de interesse envolvendo Byron Haynes, atual chairman da instituição e que, até julho de 2017, era CEO de um banco detido pela Cerberus, comprador desse ativo do Novo Banco herdado do falido BES em França. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

“Em momentos-chave de conflito, Marcelo nunca pendeu para o lado dos mais desprotegidos”

João Ferreira, candidato às Presidenciais apoiado pelo PCP, considera que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “nunca pendeu para o lado dos mais desprotegidos” em “momentos-chave de conflito”. Ferreira diz ser candidato para “enfrentar interesses poderosos que têm limitado o desenvolvimento do país e que hoje dominam a economia nacional”, e frisa que “ruiu” a “ideia” de que “não é possível” melhorar a vida das pessoas em simultâneo com os rendimentos. Leia a entrevista completa no Público / Renascença (acesso livre).

Diferença entre homens e mulheres no mercado laboral é de apenas 28 mil

A diferença entre homens e mulheres na população empregada é de 28,3 mil pessoas. A aproximação nunca foi tão pequena, mas é uma questão de tempo até que as mulheres superem os homens. Na população ativa o cenário é idêntico, sendo que a diferença é ainda menor: 21 mil. Contudo, no que toca aos salários homens e mulheres continuam distantes. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

18 milhões de euros em multas nos transportes públicos em risco de prescrição

Desde setembro de 2017, a Autoridade Tributária tem por cobrar 18 milhões de euros nos transportes públicos. Por lei, a obrigação é das Finanças, mas após três anos da alteração do regime de sanções os incumprimentos continuam sem punição, sendo que há algumas das multas que prescrevem a partir deste mês. Pagamento voluntário dá descontos, mas poucos o fazem. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Portugal pode vir a ter semáforos que medem o risco de contágio da Covid-19

O Governo admite que venha a ser implementado um sistema de semáforos para identificar as zonas de maior risco de Covid-19 em Portugal. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, a medida pode vir a ser incluída no plano para responder à pandemia no período do outono/inverno. “A ideia também é desenvolver neste plano essa ideia em diferentes camadas. Numa primeira camada, fazer uma avaliação da evolução epidemiológica e de alguns indicadores nomeadamente na incidência cumulativa por 100 mil habitantes. Na segunda camada, utilizar um processo de semáforos, que ainda está em discussão a nível europeu”, disse o governante. Veja a entrevista completa na SIC Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, multas e semáforos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião