Uma a uma, quanto custaram as medidas do Governo para fazer face à pandemia

As medidas de resposta à pandemia que tiveram mais impacto para os cofres públicos foram o lay-off e a prorrogação de impostos.

Para fazer face à pandemia de Covid-19, o Governo avançou com um pacote de medidas de apoio às famílias e empresas, que foram sendo renovadas ou alteradas à medida que a situação evoluía. O impacto destas medidas nas contas do Estado levou a uma redução da receita de 578,6 milhões de euros e a um aumento da despesa em 1.943,1 milhões de euros, até agosto, de acordo com a Síntese de Execução Orçamental divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO) esta sexta-feira.

Esta contração da receita, de 6,6%, em termos homólogos, em conjunto com um crescimento da despesa de 4,9%, levou a um agravamento homólogo do défice em contabilidade pública até agosto para os 6.147 milhões de euros. Veja o impacto que as medidas já tiveram nos cofres do Estado, de acordo com os dados da DGO:

  • As prorrogações de pagamento de impostos, a pagar a partir do segundo semestre, por um período de até seis meses foram medidas que tiveram impacto na receita do Estado. Esse impacto foi de 242 milhões de euros para o IVA e 78,8 milhões de euros para as retenções na fonte de IRS e IRC. Já para as contribuições da Segurança Social foi de 115,4 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma a uma, quanto custaram as medidas do Governo para fazer face à pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião