5 coisas que vão marcar o dia

Como está a evoluir a avaliação bancária à habitação? O INE responde com os dados relativos a agosto. E o futuro do turismo vai a debate esta segunda-feira.

Num momento tão complicado para o turismo, assinala-se o dia mundial deste setor com uma cimeira que debaterá o seu futuro. O INE divulga, esta segunda-feira, os dados da avaliação bancária à habitação relativos a agosto. E é dia do leilão do empreendimento imobiliário que abriu um “buraco” no banco público, a CGD. Em Espanha, o ex-presidente do Caixabank será ouvido em tribunal por causa da compra do português BPI. E esta segunda-feira também ficará marcada pelo habitual “Diálogo Monetário” entre a presidente do Banco Central Europeu e os eurodeputados.

Como está a evoluir a avaliação bancária à habitação?

O Instituto Nacional de Estatística divulga, esta segunda-feira, os dados relativos à avaliação bancária à habitação referentes a agosto. Em julho, a avaliação das casas atingiu novos máximos: 1.227 euros por metro quadrado. Em causa estava, então, uma subida de 12 euros face ao valor registado no mês anterior. Ainda assim, registou-se uma desaceleração em termos homólogos, tendo a taxa de variação abrandado de 8,3% em junho para 8,0% em julho.

Cimeira celebra Dia Mundial do Turismo

É realizada esta segunda-feira a Cimeira do Turismo Português, uma iniciativa promovida pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que aconteceu no domingo. A cimeira integra três conferências online e um evento transmitido em livestream a partir da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O impacto da pandemia de coronavírus e o futuro da atividade da atividade turística são os temas que estarão em destaque neste evento, já que o setor em causa está entre os mais afetados pela crise provocada pela Covid-19.

Empreendimento que abriu buraco na CGD vai a leilão

Realiza-se esta segunda-feira o leilão do empreendimento imobiliário que abriu um “buraco” na Caixa Geral de Depósitos. Em causa está um empreendimento em Loulé, perto da Quinta do Lago, que está à venda por 110 milhões de euros. O terreno pertence à Birchview, que o banco público “empurrou” para a insolvência no ano passado. A decisão de colocar à venda do empreendimento foi do administrador judicial responsável pelo processo de insolvência, que está a correr no Tribunal do Juízo de Comércio de Lisboa.

Ex-presidente do Caixabank ouvido em tribunal

O antigo presidente do Caixabank é ouvido, esta segunda-feira, em tribunal, em Espanha, como arguido no caso de alegadas irregularidades na aquisição do banco português BPI. A empresa holding Criteria também será ouvida. Em causa está uma investigação a alegados delitos administrativos, abuso de posição de mercado e administração desleal na compra do BPI. Foi em 2017 que a CaixaBank concluiu com sucesso a Oferta Pública de Aquisição ao banco português referido, tendo adquirido controlo de 84,5% do seu capital por 644,5 milhões de euros.

É dia de reunião entre Lagarde e eurodeputados

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, vai participar, esta segunda-feira, numa reunião com os eurodeputados da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários para o habitual “Diálogo Monetário”. O encontro deverá servir para discutir a evolução económica e monetária da área da moeda única, incluindo as perspetivas futuras para os programas de compra de ativos do BCE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião