Avaliação das casas em novo máximo. Está em 1.128 euros por metro quadrado

O valor mediano a que os bancos estão a avaliar os imóveis para efeitos de concessão de crédito à habitação voltou a subir em agosto.

O valor a que os bancos avaliam os imóveis para efeitos de concessão de crédito à habitação continua a subir mesmo em tempos de pandemia, tendo atingido um novo máximo, em agosto, nos 1.128 euros por metro quadrado. Apesar de a tendência se manter, trata-se de uma subida de apenas um euro face ao registado em julho, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O registo de agosto é o mais elevado do histórico do INE, que se inicia em janeiro de 2011, apontando para a resiliência do mercado imobiliário de habitação em Portugal, apesar do efeito da pandemia de Covid-19 na economia que tem sido mitigado por medidas excecionais de apoio às empresas e famílias, como os esquemas de lay-off e de moratórias no crédito.

A subida dos preços está, no entanto, a desacelerar. “O valor mediano de avaliação bancária foi 1.128 euros em agosto, mais 1 euro que o observado no mês precedente. Este valor representou uma desaceleração em termos homólogos, tendo a taxa de variação abrandado de 8,0% em julho para 7,0% em agosto“, revela o relatório.

Embora as avaliações bancárias permaneçam no sentido ascendente, a pandemia trouxe também uma redução drástica do número das avaliações bancárias às habitações no âmbito da concessão de crédito. “O número de avaliações bancárias ascendeu a cerca de 22 mil em agosto de 2020, menos 3,2% que no mesmo período do ano anterior“, revela o relatório.

Valor mediano de avaliação bancária de habitação (valores em euros por m2)

Em termos regionais, o maior aumento em cadeia face ao mês anterior registou-se na Área Metropolitana de Lisboa (0,7%), enquanto a maior redução foi observada na Região Autónoma dos Açores (-1,9%). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor mediano das avaliações cresceu 7,0%, registando-se a variação mais intensa no Norte (9,8%) e uma única diminuição, na Região Autónoma da Madeira (-2,7%).

Já no que diz respeito à tipologia das habitações, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi 1.234 euros por metro quadrado, aumentando 8,6% relativamente ao mês homólogo. Por outro lado, o valor das moradias foi de 956 euros por m2 em agosto, o que representa um acréscimo de 5,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas em novo máximo. Está em 1.128 euros por metro quadrado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião