5 coisas que vão marcar o dia

Chegam ao fim algumas medidas e apoios implementados para fazer face à pandemia. O Governo vai discutir o Plano de Recuperação e Resiliência com os parceiros sociais.

O último dia de setembro marca o final de várias medidas e apoios implementados para fazer face à pandemia, nomeadamente a adesão às moratórias de crédito, bem como a demonstração de quebra de rendimentos para não sofrer cortes em serviços essenciais como água e luz. Nesta quarta-feira serão também conhecidos indicadores importantes, como o desemprego e a inflação. O dia será ainda marcado pelo encontro entre o Governo e os parceiros sociais, sobre o Plano de Recuperação e Resiliência.

INE divulga dados do desemprego e inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta quarta-feira vários indicadores, nomeadamente a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor/Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, referente a setembro de 2020, bem como as estimativas mensais de emprego e desemprego para agosto deste ano. Para além disso, serão ainda divulgados pelo INE os Índices de Produção Industrial de agosto de 2020.

Governo discute Plano de Recuperação com parceiros

O Governo convocou para esta quarta-feira uma reunião da Concertação Social para discutir o Plano de Recuperação e Resiliência. Para além dos membros do Governo habituais, a reunião vai contar também com a presença do Ministro do Planeamento. O primeiro-ministro já apresentou as linhas gerais do plano para aplicar os cerca de 12,9 mil milhões que Portugal vai receber, montante que se irá dividir pelos pilares da resiliência, transição climática e transição digital.

Termina prazo para aderir a moratórias de crédito

É o último dia do prazo para aderir às moratórias de crédito, como definido pela Autoridade Bancária Europeia. Apesar de chegar ao fim o prazo, o Governo anunciou na semana passada a extensão desta medida por mais seis meses. Desta forma, as famílias e as empresas afetadas pela crise e que pedirem uma suspensão temporária nos empréstimos dos bancos só voltarão a ter de pagar as prestações depois de 30 de setembro de 2021, sendo que a data anteriormente definida era final de março do próximo ano.

Fim da proibição de cortes nos serviços essenciais

Chega esta quarta-feira ao fim a proibição de corte do fornecimento de energia do Plano de Atividades, bem como o prazo para a demonstração da quebra de rendimentos para a não suspensão de serviços essenciais. Para além disso, termina também a suspensão da denúncia dos contratos de arrendamento e da execução de hipotecas de habitação própria e permanente.

Como evoluiu a banca?

O Banco de Portugal divulga o relatório que mostra a evolução do sistema bancário português, com base em “indicadores da estrutura do balanço, qualidade dos ativos, liquidez e financiamento, rendibilidade, solvabilidade e alavancagem”. O documento, referente ao segundo trimestre do ano, permite medir o pulso ao setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião