6 dicas do Banco de Portugal para usar o “home banking” em segurança

  • ECO
  • 8 Outubro 2020

No Mês Europeu da Cibersegurança, o Banco de Portugal preparou um conjunto de dicas para ajudar a uma experiência de "home banking" mais segura.

A transição digital apanhou a banca em cheio. E se muitos portugueses já preferiam a comodidade de fazerem operações bancárias em qualquer momento e lugar, no computador ou no telemóvel, outros acabaram por se render ao home banking por força da pandemia.

Mas também há riscos. A pensar nesta tendência, o Banco de Portugal aproveitou o Mês Europeu da Cibersegurança, que se assinala neste mês de outubro, para dar algumas dicas para o uso destes serviços com mais segurança. As recomendações dividem-se em três momentos: antes de aceder ao home banking, durante o acesso e depois.

Antes do acesso

1. Antes de aceder ao site do seu banco, o Banco de Portugal recomenda que “proteja o seu equipamento e as ligações de internet”. “Não permita que sites ou aplicações com informação confidencial se iniciem automaticamente, sem ser necessário fazer o login. Mantenha atualizados o sistema operativo e os programas de antivírus e anti-spyware em todos os seus equipamentos”, aponta.

2. O supervisor recomenda ainda que “digite sempre o endereço eletrónico” do seu banco, ao invés de seguir atalhos, que podem ser manipulados por burlões. “Não aceda ao home banking através de uma hiperligação (link) de um email, de endereços gravados nos Favoritos ou no Histórico, ou de resultados de pesquisa em motores de busca”, indica. Deve ainda verificar se o endereço que digitou corresponde ao endereço oficial da entidade.

Durante o acesso

3. No momento do acesso, o Banco de Portugal recomenda confirmar que “o endereço do site começa por ‘https’ e que aparece um cadeado fechado no final do endereço ou na barra inferior da janela”. “Carregue em cima do cadeado e verifique se a ligação é segura”, indica.

4. Apesar de básica, nunca é demais ressalvar a recomendação de nunca divulgar as suas senhas de acesso a terceiros. “Nunca use para acesso ao home banking a mesma palavra-passe que utiliza para desbloquear o equipamento ou para ligações que requerem menor segurança. Garanta que insere a palavra-passe de acesso ao home banking e outros elementos de autenticação em locais reservados e que não está a ser observado”, indica. O Banco de Portugal recomenda também que não grave as suas palavras-passe no navegador, de forma a “evitar a sua exposição”.

Depois do acesso

5. Quando tiver concluído as operações bancárias necessárias, o Banco de Portugal recomenda que termine sempre a sessão. “Termine a sessão, clicando nos ícones existentes para o efeito, e saia da página do banco. Confirme que é necessário fazer login para aceder novamente”, aponta a entidade liderada por Mário Centeno.

6. Em suma, “mantenha-se vigilante”. “Consulte periodicamente os movimentos da sua conta. Verifique a data e hora do último acesso ao home banking. Ative alertas de transferências e de débitos ou outros mecanismos de segurança que o seu banco possa disponibilizar”, indica. Por fim, “se receber algum email ou SMS suspeito, alegadamente do seu banco, informe-se da sua autenticidade pelos contactos oficiais do banco”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

6 dicas do Banco de Portugal para usar o “home banking” em segurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião