Impacto “muito relevante” da Covid-19 coloca em causa viabilidade da Worten em Espanha, alerta a PwC

No relatório de contas de 2019, a PwC alerta para um impacto "muito relevante" da Covid-19 na Worten em Espanha e questiona a viabilidade do negócio, já que a pandemia veio acentuar os prejuízos.

A pandemia veio acentuar ainda mais as dificuldades dos negócios da Worten em Espanha. A marca detida pelo grupo Sonae já registava milhões de prejuízos nos últimos anos, mas os alarmes soaram com o surgimento da Covid-19. Auditores colocam em causa viabilidade do negócio, avança o Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol). Empresa diz que “alcançará a rentabilidade operacional” em 2021.

Segundo consta no relatório de contas relativo ao ano passado, a PwC, auditora da Worten Espanha questiona a sua viabilidade porque, no final de 2019, a empresa ainda se encontrava em risco de dissolução e o seu passivo corrente excedia os ativos em 67 milhões. Essas duas questões já constavam na auditoria realizada em 2018, revela o mesmo jornal.

Além disso, a crise provocada pela pandemia veio acentuar as dificuldades. “Adicionalmente, a empresa foi afetada de forma muito relevante pelo Real Decreto 463/2020 que declarou o estado de emergência, o que resultou, entre outros aspetos, no encerramento de lojas físicas ao público, no encerramento definitivo de três lojas e o pedido de ERTE [o equivalente ao lay-off em Portugal] para parte do seu pessoal”, indica o relatório, acrescentando que “estes factos ou circunstâncias indicam a existência de uma incerteza material que pode gerar dúvidas significativas sobre a capacidade da empresa de continuar em funcionamento“, lê-se.

Contacta pelo Cinco Dias, a Worten Espanha diz estar “focada no crescimento dos seus canais digitais” e acredita, que, através do plano de transformação em curso, “alcançará a rentabilidade operacional em Espanha já em 2021″.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Impacto “muito relevante” da Covid-19 coloca em causa viabilidade da Worten em Espanha, alerta a PwC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião