Presidência portuguesa da UE dá “segurança e confiança” a Espanha

  • Lusa
  • 11 Outubro 2020

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, considerou que o facto de Portugal assumir a presidência da UE neste período de crise é fator de "confiança e segurança" para Espanha.

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, considerou este sábado, na Guarda, que o facto de ser Portugal a assumir a presidência da União Europeia no primeiro semestre de 2021 lhe dá “segurança” e “confiança”.

“Para o Governo de Espanha, num momento tão transcendente para a Espanha e para o mundo, o facto de ser Portugal a liderar a União Europeia no primeiro semestre do próximo ano é uma fonte de segurança e de confiança”, disse Pedro Sánchez na conferência de imprensa final da Cimeira Luso-Espanhola que se realizou hoje na Guarda.

O chefe do Governo espanhol elencou, em seguida, os “temas muito importantes” que têm de ser tratados nos próximos meses pelos Estados-membros da UE e que afetam milhões de espanhóis e de portugueses: como a saída do Reino Unido do clube europeu e a execução dos planos de recuperação para contrariar os efeitos negativos da pandemia de Covid-19.

O pacto europeu de migração e asilo e as relações com os países da América Latina e também os países africanos foram igualmente referidos por Sánchez como pontos importantes a tratar durante a direção de Portugal do Conselho de Ministros europeu.

Portugal substitui, em 1 de janeiro próximo, a Alemanha na presidência rotativa semestral do Conselho, uma das principais instituições da União Europeia, onde estão representados os seus Estados-membros.

Os governos de Portugal e Espanha chegaram este fim de semana a acordo, na Guarda, sobre uma estratégia comum de desenvolvimento da fronteira para os próximos anos, que foi a decisão principal da 31ª Cimeira Luso-Espanhola.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidência portuguesa da UE dá “segurança e confiança” a Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião