5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Governo vai entregar na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano vai ser conhecido o vencedor do Prémio Nobel da Economia.

A semana arranca com o Governo a entregar na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano. Isto no mesmo dia em que o INE divulga o índice de volume de negócios nos serviços em agosto e em que o Eurostat publica o “Regional Yearbook 2020”. Esta segunda-feira é ainda dia de ficar a conhecer o(s) vencedor(es) do Prémio Nobel da Economia e perceber como evoluiu o número de automóveis poluentes no país e na Europa.

Entrega do Orçamento do Estado para 2021

É esta segunda-feira que o Governo vai entregar na Assembleia da República o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021). Este documento, negociado com os partidos à esquerda, inclui, entre outras metas e medidas, uma expectativa de crescimento do PIB de mais de 5% e uma descida do défice orçamental para a casa dos 4%, bem como o compromisso de aumento do salário mínimo nacional e das pensões mais baixas em dez euros. A votação final global do OE2021 ocorrerá a 27 de novembro, sendo expectável que o documento entre em vigor a 1 de janeiro do próximo ano.

Anúncio do vencedor do Prémio Nobel da Economia

Vão ser conhecidos esta segunda-feira mais vencedores do Prémio Nobel, entre eles o da Economia. No ano passado, esta distinção foi entregue a Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, pelas pesquisas que desenvolvidas no terreno para perceber que políticas eram mais eficazes para acabar com a pobreza. Na passada sexta-feira conheceu-se o Prémio Nobel da Paz, que foi entregue ao Programa Alimentar Mundial da ONU.

INE divulga índice de volume de negócios nos serviços em agosto

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar esta segunda-feira o Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços durante o mês de agosto, permitindo perceber, entre outros pontos, como correram os negócios durante aquele mês. As estatísticas anteriores, referentes a julho, davam conta de que o índice de volume de negócios caiu 16,2%, recuperando 6,3 pontos percentuais face a junho. A expectativa é de que agosto também seja de ligeira retoma graças ao desempenho do turismo neste mês de verão.

Eurostat publica “Regional Yearbook 2020”

Esta segunda-feira o Eurostat vai publicar o “Regional Yearbook 2020”, um extenso documento que permite perceber o impacto que as decisões políticas tiveram nas várias regiões dos Estados-membros da União Europeia. O “Regional Yearbook 2020” contém informação estatística sobre 13 temas: população, saúde, educação, mercado de trabalho, condições de vida, economia, negócios, investigação e inovação, sociedade digital, turismo, transportes, ambiente e agricultura. O ano passado uma das conclusões foi a de que a Área Metropolitana de Lisboa era a região da União Europeia mais especializada em assistência administrativa e outros serviços de apoio ao negócio.

Há mais ou menos veículos poluentes?

A Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) vai divulgar esta segunda-feira um estudo com dados sobre as emissões dos automóveis. O último estudo indicou que o número de automóveis a gasóleo que circulam em Portugal subiu de 713.000 para 846.000 entre 2018 e 2019, sendo que a Europa havia a circular 55 milhões de veículos a gasóleo, bastante acima dos 43 milhões verificados de 2017 para 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião