Espanha regista mais de 181 mil tentativas de fraude em seguros

  • ECO Seguros
  • 19 Outubro 2020

A indústria de seguros em Espanha foi alvo de 181 310 tentativas de burla em 2019, com o ramo automóvel na frente da estatística. Sete em cada 10 fraudes foram evitadas.

A estatística de fraudes tentadas foi compilada pela associação ICEA (Investigación Cooperativa entre Entidades Aseguradoras y Fondos de Pensiones) e baseia-se em dados de 35 entidades que representam cerca de 55% do volume de negócios da indústria espanhola de seguros.

O relatório “El fraude al Seguro Español” quantifica em 636,8 milhões de euros como montante total reclamado nos golpes, sendo que o setor conseguiu travar mais de 454 milhões de euros, ou 71,4% do total de pagamentos reclamados pelas participações identificadas com tentativa de burla, detalha a portal Grupo Aseguranza, acrescentando que a crise atual permite pressagiar um incremento da fraude para os níveis observados em 2008.

O maior número de fraudes identificadas em 2019 concentrou-se no setor automóvel (64%) seguido de “Diversos e Responsabilidade Civil geral” (32,1% do total das tentativas de fraude). A distribuição dos custos pagos foi igualmente liderada pelo ramo automóvel, que desembolsou 77,1% do montante total que não se conseguiu evitar. Foi ainda no seguro automóvel (55%) que mais fraudes foram travadas, refere a fonte.

De acordo com um estudo divulgado no início de 2020 pela Línea Directa, líder espanhola no seguro direto, as fraudes com seguros no ramo automóvel em Espanha custaram 9200 milhões de euros à indústria em 10 anos. Só no ramo auto, os esquemas mafiosos para burlar seguradoras representavam 6% do total de sinistros declarados em 2017 e 2018.

De acordo com «5º Barómetro del Fraude en el Seguro de Autos y de Hogar», o número de máfias organizadas envolvidas em fraudes triplicou desde 2013, aumentando 23% no ano analisado. O documento lista casos detetados durante anos de luta antifraude, período ao longo do qual se desmontaram tentativas de fraude consideradas anedóticas.

Junto com a geografia do fenómeno e de um breve perfil etário dos indivíduos que operam fraudes, o barómetro ensaia ainda um calendário das fraudes. O mesmo relatório introduz dados de uma primeira pesquisa sobre burlas no seguro habitação.

O volume de prémios de seguro no conjunto do setor segurador espanhol alcançou 29,95 mil milhões de euros no primeiro semestre em 2020, em recuo de 11,1% face a igual período de 2019. Segundo a ICEA, esta evolução refletiu uma quebra de 26% nos prémios do ramo Vida, para 10 878 milhões de euros, enquanto o negócio não Vida contabilizou subida de 0,42%, para os 19 074 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha regista mais de 181 mil tentativas de fraude em seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião